Diocese de Caxias do Sul
Na manhã do dia 24 de março, estiveram reunidos mais de 80 jovens ligados à Pastoral da Juventude e aos Movimentos Juvenis de toda a Diocese de Caxias do Sul, no sentimento forte de comunhão e missão em preparação à Jornada Mundial da Juventude - RIO 2013.
O encontro se iniciou às 8hs de hoje e se estendeu até às 16hs de domingo. Esta formação conta com a assessoria de Alex Piero, leigo da Arquidiocese de São Paulo e membro do CONJUVE, que nos ajudou a refletir e à multiplicar as Missões Jovens, que são tão necessárias à nossa sociedade em geral, pois onde há jovem amado, há também jovem mais humano, mais solidário.
O assessor, iniciou a sua assessoria com a apresentação do Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas, pois diante das diversas dimensões da vida social e eclesial somos chamados a viver como Filhos de Deus, como irmãos corresponsáveis pela vida e viventes da Verdade conosco mesmo e com os irmãos. Diante disso conhecemos também a coleção de livros "Na Trilha do Grupo de Jovens" que são encontros voltados à vida de conhecimento, de personalização, teológico de grupo.
Durante a tarde, os jovens iniciaram o método VER, isto é, pensaram na realidade juvenil diocesana, a partir do Doc. 85 e da coleção "Na Trilha do Grupo de Jovens", e assim escreveram, desde a parte da relação consigo mesmo e com os irmãos, na relação da sociedade com a juventude e da ação de Evangeliz(ação). Após essa dinâmica de VER, iniciou-se o método JULGAR, isto é, os jovens montaram uma pandorga para que nos façamos essa pergunta: "O que Fazer?", através do anuncio, do diálogo e da vivência, podemos, em missão, construir o Reino de Deus.
Na parte da tarde houve a Celebração Eucarística e de Envio dos Jovens, celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni – Bispo Diocesano – e concelebrada pelos padres Rudinei Zorzo – Referencial do Setor Juvetude Diocesano - , Vitor Cittolin, Marcionei da Silva e pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Gilmar Marchesini, onde, como missionários caminhamos em direção à capela com a certeza de que cada um é responsável pela comunidade, pelo grupo, pela Vida.
Fonte: Blog da PJ de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário