6 de abril de 2012

Jovens Discípulos - Missionários na luta pela vida da juventude

 por Felipe M. Padilha
Diocese de Caxias do Sul

Na manhã do dia 24 de março, estiveram reunidos mais de 80 jovens ligados à Pastoral da Juventude e aos Movimentos Juvenis de toda a Diocese de Caxias do Sul, no sentimento forte de comunhão e missão em preparação à Jornada Mundial da Juventude - RIO 2013.

O encontro se iniciou às 8hs de hoje e se estendeu até às 16hs de domingo. Esta formação conta com a assessoria de Alex Piero, leigo da Arquidiocese de São Paulo e membro do CONJUVE, que nos ajudou a refletir e à multiplicar as Missões Jovens, que são tão necessárias à nossa sociedade em geral, pois onde há jovem amado, há também jovem mais humano, mais solidário.

O assessor, iniciou a sua assessoria com a apresentação do Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas, pois diante das diversas dimensões da vida social e eclesial somos chamados a viver como Filhos de Deus, como irmãos corresponsáveis pela vida e viventes da Verdade conosco mesmo e com os irmãos. Diante disso conhecemos também a coleção de livros "Na Trilha do Grupo de Jovens" que são encontros voltados à vida de conhecimento, de personalização, teológico de grupo.

Durante a tarde, os jovens iniciaram o método VER, isto é, pensaram na realidade juvenil diocesana, a partir do Doc. 85 e da coleção "Na Trilha do Grupo de Jovens", e assim escreveram, desde a parte da relação consigo mesmo e com os irmãos, na relação da sociedade com a juventude e da ação de Evangeliz(ação). Após essa dinâmica de VER, iniciou-se o método JULGAR, isto é, os jovens montaram uma pandorga para que nos façamos essa pergunta: "O que Fazer?", através do anuncio, do diálogo e da vivência, podemos, em missão, construir o Reino de Deus.

Mais ao final da tarde o assessor trabalho com o Documento 85 da CNBB, para a Evangelização da Juventude, também no método JULGAR onde foi destacada a frase: "Devemos considerar o jovem como um lugar Teológico é acolher a voz de Deus que fala por Ele!" Onde também foram trabalhados os métodos de ação, para, num futuro próximo, sairmos em missão, anunciando o Libertador". À noite nos reunimos em Vigília e prosseguimos em oração pela juventude, esta celebração foi marcada pela alegria, emoção e também pelo chamado e compromisso à vida de Discípulos-Missionários. A vela que iluminou este momento, mesmo em meio ao vento, se manteve acesa como em nosso coração se mantém acesa a chama da vida da Juventude.

No domingo, Dia do Senhor, chamados pelo Cristo que deu a vida por todos, os jovens iniciaram o dia com o Hino do Ofício Divino da Juventude, que nos chama a ver tudo como graça de Deus, mas também que nos faz ir adiante, anunciando o a vida, a fé e o amor. O Assessor, Alex Piero iniciou a exposição do método AGIR. Diante disso, os jovens participantes foram novamente para seus grupos onde desenvolveram juntos um projeto de missão. Ao final de todos esses projetos ficou como mensagem principal: “Devemos considerar o jovem como um lugar Teológico é acolher a voz de Deus que fala por Ele!"

Na parte da tarde houve a Celebração Eucarística e de Envio dos Jovens, celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni – Bispo Diocesano – e concelebrada pelos padres Rudinei Zorzo – Referencial do Setor Juvetude Diocesano - , Vitor Cittolin, Marcionei da Silva e pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Gilmar Marchesini, onde, como missionários caminhamos em direção à capela com a certeza de que cada um é responsável pela comunidade, pelo grupo, pela Vida.


Fonte: Blog da PJ de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário