O encontro iniciou com a mística preparada pelo grupo local, onde trouxeram a reflexão do Amor, iluminados pela leitura da carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 13). O amor que é fruto de Deus faz com que possamos seguir sonhando com “outro mundo possível” e colocando em prática o ensinamento da Boa Nova do Cristo Libertador na qual lutamos ao lado do povo oprimido, especialmente a juventude!
No planejamento, contamos com a assessoria do amigo e irmão Leonardo Dorneles. Ele fez uma fala inicial sobre a realidade que estamos vivendo enquanto Igreja e os rumos que estamos tomando no que diz respeito à evangelização da juventude. Em seguida, estudamos duas entrevistas do padre e pesquisador sobre juventude Hilário Dick. A metodologia escolhida contemplou a vivência comunitária em pequenos grupos de partilha e também no grande grupo, sendo espaço de partilha de projeto de vida e integração.
Através da partilha das idéias dos grupos se formulou o objetivo para o ano de 2012: “Evangelizar a juventude, a partir da pessoa de Jesus Cristo Libertador e da realidade concreta, considerando os encontros de base em vistas de uma maior integração entre grupos por meio do trabalho formativo e missionário.”.
O encontro contou também com a chegada de um pejoteiro vindo da arquidiocese de Porto Alegre, Felipe Vencato, que passa a integrar a equipe diocesana e vem para somar na caminhada evangelizadora no Rio Grande. Seja Bem Vindo!
Além disso, a reunião serviu como preparação para a assembleia diocesana da juventude que ocorreu no dia 01/04 no centro de pastoral, e que foi promovida pelo Setor Juventude da diocese.
O processo de planejamento será finalizado no próximo dia 14/04, na mesma paróquia, quando os jovens construirão um um cronograma de atividades, considerando o objetivo da PJ para 2012, bem como as organizações para a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no Rio de Janeiro no próximo ano.
Ao final da reunião fizemos um momento de reflexão do dia e da nossa missão enquanto jovens evangelizadores. Foi um momento de fortalecimento de nosso trabalho missionário. E como mensagem de envio se fez a leitura do Evangelho segundo São Lucas (4, 16-20), na qual se anuncia a liberdade do povo e a missão do Cristo Jesus. Como diria dom Hélder Câmara: “Não deixemos cair à profecia!”
Que o Cristo Ressuscitado e Libertador nos abençoe hoje e sempre!
Fonte: Blog da PJ da Diocese de Rio Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário