25 de setembro de 2011

Carta Aberta da Ampliada de Santa Maria - set/2011


Carta aberta da Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul 3
Nos dias 17/09 a 20/09/2011 estivemos reunidos em Ampliada da PJ do Regional Sul III, em Santa Maria. Contamos com a presença de jovens delegados e assessores da Pastoral da Juventude das dioceses e vicariatos de: Santa Cruz, Erexim, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Gravataí, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Montenegro, e Porto Alegre, além da presença do Arcebispo de Santa Maria, D. Hélio Adelar Rubert, e da Religiosa responsável pelo Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul III, Ir. Zenilde Fontes.

Foi tempo de avaliar e projetar os próximos passos na Evangelização do Rio Grande do Sul, em sintonia com as prioridades da CNBB Sul III, em especial o Serviço de Evangelização da Juventude. Sob o Lema “Servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da Esperança” (Rm 12, 11-12), refletimos a conjuntura eclesial e social, especificamente a da Pastoral da Juventude do RS, e planejamos os próximos dois anos, tendo por base a retomada do Processo de Educação na Fé, as Dimensões da Formação Integral e a mística Libertadora de Jesus Cristo. 

Neste sentido, pensamos cinco eixos de trabalho, em sintonia com os projetos nacionais da Pastoral da Juventude. No âmbito da assessoria optamos pelo mapeamento de assessores, criando uma rede. Além disso, confirmamos e legitimamos como assessor referencial do regional o Frei Patrício Ceretta. Lembramos ainda a necessidade do encantamento e da formação descentralizada dos que acompanham a juventude nas dioceses.

No eixo de Defesa da Vida reafirmamos a Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens que tem criado espaços de discussão e conscientização para além dos grupos de base. Valorizamos também a inserção em espaços de tomada de decisões na sociedade como conferências e conselhos de juventude.
Outro eixo de trabalho é a Formação, no sentido de fomentar e acompanhar as formações diocesanas e interdiocesanas, buscando parcerias e construindo a Identidade da Pastoral da Juventude. 

No eixo de Mística e Espiritualidade, percebemos que ele deve perpassar desde a formação até a ação, por ser intrínseco ao modelo de evangelização da Pastoral da Juventude, que remete a uma fé encarnada na realidade, como discípulos daquele que andava no meio dos marginalizados de seu tempo. Em relação à comunicação, percebemos a necessidade de maior articulação nas dioceses, e entre dioceses e o regional.

Assim, trazemos presentes todo este trabalho a ser conhecido, estudado, rezado, apropriado e posto em prática por todas as dioceses em conjunto. Ousamos juntos/as construir novos passos e espaços de comunhão entre a juventude pejoteira de nosso Regional, sempre com a firmeza da esperança inquietante de Jesus de Nazaré.

Com carinho, ousadia e esperança

Pastoral da Juventude do Regional Sul 3
Santa Maria, setembro de 2011




2 comentários:

  1. O blog tá lindo, com bastante material legal... ele tem que ser mais divulgado do que já é!!!
    Parabéns a todos que trabalham nele, à Paula G.
    Forte abraço do IsaqueGC.

    ResponderExcluir
  2. Linda a carta amigos!
    Profética e cheia de vida.
    Sigamos firmes...
    Forte abraço

    ResponderExcluir