2 de outubro de 2011

Segunda etapa do "Caminhos de Esperança" em Canoas


O projeto "Caminhos de Esperança..." em Canoas teve realizada sua segunda etapa no dia 25 de setembro. Desta vez, o encontro aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Canoas, contando nesta etapa com 25 jovens dos grupos Reluz, JRC, UPJ e Atitude Jovem.


A partir do tema de casa, construímos o quebra-cabeça dos grupos, com toda a pluralidade e cores das mais diferenciadas. Tendo como mapa e símbolo de uma construção coletiva, o quebra-cabeça possibilitou que os/as jovens pudessem conhecer um pouco sobre a bandeira whipala e assim como estes dois símbolos, é na junção das cores com linhas rápidas que a vida pessoal vai sendo tecida.


Esta etapa ousou ser um espaço de reflexão para as e os jovens sobre o eixo da Personalização da formação integral da pessoa humana com a iluminação bíblica do Poço e a Samaritana. Aquele encontro de Jesus com a mulher Samaritana, que mostra uma posição muito forte, viva e profética Dele foi desenvolvido a partir de um estudo bíblico. 


Com o auxílio de técnicas de Leitura Popular e Bibliodrama, os/as jovens puderam retraduzir o texto bíblico a partir de quatro realidades juvenis:

1)Favela/funk:

2)Shopping/Riqueza:

3)Escola:

4)Alternativo/Reggae:

Os trabalhos da tarde foram inteiramente conduzidos por Ir Fátima, que com muito carinho motivou a gurizada a pensar sobre seus medos, suas angústias, seu sonhos e suas tomadas de decisões para a vida. Construindo aviões que irão habitar os céus da realidade possível e construível, as/jovens partilharam e se tornaram confidentes e responsáveis pelo cuidado uns com os outros.


A próxima etapa será o espaço para conversar e refletir sobre a Socialização no grupo de jovens, ousando encarar e entender por quê o divino habita no jovem e de forma diferenciada nos grupos de jovens.

Aguardemos o próximo encontro cirandando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário