21 de setembro de 2011

2ª Conferência Municipal de Juventude de Caxias do Sul

Foi realizada neste sábado, 10 de setembro, a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Caxias do Sul, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul. Mais de trezentos jovens se inscreveram e participaram dos debates do dia.


A Conferência trouxe como tema: "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos: Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil". Diante disso, visou oportunizar aos jovens a participação de espaços democráticos para debaterem assuntos de interesse e desenvolvimento em seus trabalhos com os seguintes temas: Democracia, participação e desenvolvimento nacional; plano nacional de juventude; prioridades 2011 – 2015; articulação e integração das políticas públicas de juventude.



Após a abertura, houve a leitura do Regulamento da Conferência e rodada de painéis. Durante a tarde os em grupos, a discussão do texto - base por eixos: Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura e comunicação; Direito ao Território: cidade, campo transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos e Direito à participação: exercício da democracia. E ao final da conferência plenária final e eleição do Conselho Municipal da Juventude, recém - criado.

A Pastoral da Juventude de Caxias, um dos grupos da Comissão Geral do encontro, marcou presença na Conferência pautando o eixo dos Direitos Humanos, com ênfase na segurança pública. Além disso também foi eleita como suplente pelo segmento religioso no Conselho Municipal da Juventude

Paula Grassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário