5 de setembro de 2011

Uma reflexão sobre a JMJ ...

“Esta es la juventud del Cristo”

            “Esta é a juventude do Cristo”, juventude cheia de vida. Da beleza da diversidade, com todas as cores, cheia de sons, cheia de música, cheia de vida, a juventude de todos os cantos. Foram esses os momentos vividos que deram sentido à Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madrid, na Espanha. Eram milhares de jovens, em uma mesma fé, em um mesmo Cristo. Um Cristo que ama a sua juventude, e a quer livre e protagonista.

            Como um suspiro de vida, em meio à igreja (a feita de paredes e não de homens) que sofre esmagada pela história, tradição e poder, os três pilares que lhe impedem muitas vezes de (vi)ver os sinais do Reino, a juventude. Uma juventude que muitas vezes não é protagonista, não lhe deixam ser, mas que na ânsia de dar sentido a sua vida, teimam em colocar o projeto do Reino em seus Projetos de Vida.


            Entre as alegrias, da partilha dos momentos em comum, a tristeza de ver a igreja cada vez mais distante do sonho de Deus, a preocupação com a próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Somos a Igreja da América Latina, ao reunirmos os povos em nosso solo, sejamos sinceros para apresentar a nossa realidade juvenil. Hoje tão marcada pelo sangue, e pela morte. Sejamos humildes para nos questionarmos sobre o papel da nossa Igreja frente às injustiças que se estabelecem em nosso País. E ainda celebremos a vida, história e cultura dos nossos povos, sem negar suas belezas, suas lutas e seu sofrimento.


            A JMJ é tempo de celebrar a caminhada dos grupos que tem por missão evangelizar a juventude. Muito mais do que o encontro com nosso Papa. É pela juventude que doa sua vida no dia-a-dia, nas comunidades, nas paróquias, nas escolas, nas universidades, no trabalho; pela construção da Civilização do Amor, e faz a opção verdadeira por viver o Cristo. "Enraizados em Cristo, firmes na fé". É por isso.

Em uma tarde de setembro,
Luana Corrêa




FONTE: Blog PJ de Pelotas - http://pjdiocesedepelotas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário