10 de novembro de 2011

PJ na Conferência Estadual de Juventude do RS


Entre os dias 04 e 06 de novembro aconteceu a 2ª Conferência Estadual da Juventude do Rio Grande do Sul que teve como tema "Conquistar direitos e desenvolver o Brasil e o Rio Grande". A Pastoral da Juventude do RS se fez presente com 16 delegados/as e 3 observadores/as oriundos dos municípios de Marau, Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Pardo, Canoas no espaço que orientou a Política Estadual de Juventude para o próximo período.

Durante a Conferência a Pastoral participou de diferentes GT’s, no entanto priorizou o GT Juventude e Segurança Pública, no qual foram aprovadas duas propostas de combate a violência e ao extermínio de jovens. Uma proposta com ênfase na criação de um comitê estadual de combate a violência e o extermínio de jovens, que tenha por objetivo a prevenção da violência por meio de campanhas e promoção de ações preventivas às diferentes formas de violência. A outra proposta diz respeito diretamente ao apoio do Estado à Campanha Contra a Violência o Extermínio de Jovens. Apesar de aprovadas as propostas no GT, a Segurança infelizmente não foi elencada como uma das prioridades da Política Estadual de Juventude.

Dentre as demandas aprovadas pelos delegados, estão a necessidade de criar uma política que viabilize a permanência dos jovens na escola, o fortalecimento da UERGS, uma forte política para os jovens rurais e a criação da Secretaria Estadual de Juventude com a vinculação de 2% do orçamento estadual para políticas de esporte e lazer para os jovens.

Quanto aos delegados e delegadas para a Etapa Nacional, a PJ já contava com dois jovens eleitos pelos conselhos municipais, Matheus Fernandes da Silva de Marau e Jéferson Cristian de Canoas. Na Conferência Estadual pode eleger mais uma delegada, Paula Grassi de Caxias do Sul com uma expressiva votação.

A Pastoral da Juvetude do Rio Grande do Sul demostrou mais uma vez sua oção pela defesa dos Direitos da Juventude ao marcar presença na construção e participação da 2º Conferência Estadual da Juventude. Foi perceptível o reconhecimento dos demais segmentods da sociedade cívil, em relação a participação e ao engajamento da Pastoral da Juventude, junto as lutas em defesa da vida da juventude.

É importante que estejamos todos atentos e em sintonia com os próximos passos desse processo de construção das Políticas Públicas de Juventude, em especial com a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário