1 de novembro de 2011

DNJ da Diocese de Rio Grande

Felizes pela causa do Reino de Deus, realizamos no último dia 29, a celebração do Dia Nacional da Juventude, na Comunidade Santa Cecília (Pesqueiro) – Paróquia Nossa Senhora da Penha, Rio Grande - RS. Momento de encontro, partilha, troca de experiências entre os grupos e a juventude em geral, o DNJ vem sendo há 26 anos um espaço de reflexão para os jovens, oportunizando o amadurecimento na fé.


Neste ano a temática escolhida foi: Juventude e Protagonismo Feminino. Sob o lema “Jovens Mulheres tecendo relações de vida”, o objetivo é convidar a sociedade a pensar sobre o papel que ocupam as mulheres e, principalmente, as jovens mulheres no mundo atual. Para muito além de um bom emprego, boas remunerações, é fundamental reconhecer que na consciência social ainda existem inúmeros preconceitos em relação à presença feminina.


Entre os exemplos, citamos todos os tipos de violência exercida pelo mundo machista e patriarcal às mulheres. Violências estas que se concretizam pela imposição dos meios de comunicação de massa acerca dos padrões de beleza femininos, aos quais as mulheres devem se submeter para serem reconhecidas no meio social. É preciso atentar que tal padronização é fruto do mercado capitalista, o qual busca de todas as formas transformar todas as pessoas em mercadoria.


Quando olhamos para a presença feminina em nossas comunidades, é dever nosso reconhecer que as mulheres são a força motriz do trabalho pastoral. Estão à frente de inúmeros serviços nas comunidades, desde a catequese, liturgia, pastorais sociais, até as tarefas de coordenação e planejamento. Contudo, a Igreja é, em certa medida, reflexo da sociedade que temos. Neste caso, reconhecemos que, em muitos casos, a última palavra é do homem, principalmente quando os assuntos são a organização da comunidade e o planejamento financeiro. Em outras palavras, precisamos acabar com o estigma de que as mulheres somente devem executar as diretrizes já pensadas por outras pessoas.


A Juventude presente no DNJ pôde pensar sobre estas contradições, a partir da celebração eucarística, realizada pela manhã, onde rezamos a presença feminina em nosso meio. Destacamos a homília feita (em parte) por mulheres das comunidades locais. O momento da tarde foi destinado ao trabalho de grupos onde os jovens pensaram o protagonismo feminino, problematizando-o e propondo caminhos alternativos por meio de peças teatrais muito criativas. O encontro finalizou com uma bonita caminhada da juventude até a lagoa, onde os jovens expuseram suas alegrias em relação ao encontro e agradeceram a Deus pela oportunidade dada a pensar um tema tão relevante para nossa sociedade.

Agradecemos ao Deus-Jovem por mais este Dia Nacional da Juventude e pedimos que conceda-nos muitos dias como este, oportunizando reflexões pertinentes a vida da juventude e da sociedade de um modo geral. Acreditamos que estes momentos fortalecem nossa presença cristã no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário