21 de outubro de 2010

DNJ – Diocese de Caxias do Sul (RS)

 O Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Diocese de Caxias do Sul realizado no dia 17 de outubro de 2010 no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha reuniu mais de 800 jovens da região serrana. O encontro organizado pela Pastoral da Juventude em conjunto com os Movimentos da Diocese, foi ponto de encontro e animação dos grupos de jovens, além da celebração dos 25 anos de Dia Nacional da Juventude.
Pela manhã a gurizada reunida participou da reflexão do tema “Celebrando a memória e transformando a história” e do lema “Juventude, muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência”, através dos teatros Descansar a terra, Libertar os escravos, Perdoar as dívidas e Proclamar o ano da Graça do Senhor, construídos pelos grupos de jovens. Logo após, a celebração eucarística, traduziu a alegria e o coração em festa pelo Jubileu de 25 anos de encontro.
Durante a tarde, a juventude presente se dividiu em grupos para participar das diversas oficinas que retrataram aspectos da realidade da Juventude, na busca e na luta pela sua dignidade: Juventude e Missão: "Lancemos as redes para águas mais profundas"; Juventude em Marcha contra a violência; Ouça o eco-logia da vida; Juventude e políticas públicas: participação, presença, cidadania ; Rumo à terra prometida : Terra, cuidado com terra, Jovens rurais ; Juventude e Educação ; Juventude e Meios de Comunicação Social:“Queremos pautar as razões do nosso viver” ; Juventude e AIDS : “Um grito por solidariedade”.
A Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens foi tema de uma oficina provocando o debate e a reflexão para possíveis soluções sobre a triste realidade que se encontra a juventude:
– Existem grupos de extermínio agindo no país. Estudos mostram que as principais vítimas são do sexo masculino, negros e moradores de periferia. Além de promover discussões sobre o assunto nas escolas e nas comunidades, precisamos de ações políticas que criem mapas das zonas de risco – disse o frei Laércio da Luz, 27 anos, que participou do encontro junto de 90 jovens da região de Veranópolis.
Na volta das oficinas, Padre Hilário Dick, presença especial no encontro, conversou com os/as jovens sobre o Jubileu do DNJ, recordando situações, acontecimentos que marcaram a caminhada das Pastorais da Juventude do Brasil. Hilário arrancou sorrisos e a atenção de quem o escutava, e convocou a galera para ‘saírem das sacristias’ e protagonizar de fato o Reino de Deus.
Após a o bate – papo com Hilário, os grupos de jovens apresentarem teatros, músicas e muita animação no palco, mostrando seus jeitos de ser e fazer. Infelizmente alguns grupos não puderam se apresentar, devido ao horário que estourou.
Dom Alessandro Ruffinon, presente em grande parte do encontro, participou do momento final que firmou os sonhos e compromissos da juventude para os próximos 25 anos.  Junto com a juventude que organizou o envio, Dom Alessandro demonstrou sua alegria em estar junto da gurizada que ousa sonhar e construir um mundo digno e de paz para todos e para todas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário