15 de fevereiro de 2013

Missões Jovens da PJ da Arquidiocese de Passo Fundo


por Liliane Ferenci
PJ Arquidiocese de Passo Fundo


A vida da Juventude é missão de todos nós


A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo realizou, no dia 31 de janeiro até o dia 3 de fevereiro de 2013, as Missões Jovens na área pastoral de Marau. O encontro foi realizado no Anfiteatro da Paróquia Cristo Rei, em Marau, e contou com a presença de cerca de 70 jovens vindo de várias cidades da Arquidiocese. 

Com o tema “A vida da juventude é missão de todos nós” e o versículo “Vi então um novo céu e uma nova terra” (Ap. 21, 1) como iluminação bíblica, o processo das missões aconteceu durante o ano de 2012 em três encontros de formação. O quarto encontro do processo, em 2013, foi a realização da prática e visitas missionárias em quatro comunidades de Marau - Santa Lúcia, São José Operário, São Pelegrino e Constante Fuga, e nas cidades de Itapuca e Nicolau Vergueiro, que também fazem parte da área pastoral.

As visitas missionárias feitas pelos jovens fizeram algumas famílias se emocionarem - para algumas foi um simples momento de oração e partilha, mas para outras fez toda a diferença. 

Aparecida Montana (Cida) foi a assessora. Durante estes quatro dias de encontro, os jovens tiveram a oportunidade de participar de vários momentos de oração, reflexão, integração, aprendizado e de muita animação. Na programação do encontro estavam celebrações, formações sobre a atividade de missões realizada durante a sexta-feira e oficinas sobre diversos temas: Teatro, Pintura, Campanha da Fraternidade, Ofício Divino da Juventude, Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e Mística e Identidade da Pastoral da Juventude. No último dia de encontro, domingo, a Pastoral da Juventude rezou, em frente à Igreja Matriz, o ofício em memória às vítimas da tragédia em Santa Maria.

O encontro terminou com um momento de muita emoção onde uma colcha de retalhos foi entregue para os jovens da cidade de Passo Fundo que neste ano receberam este compromisso missionário. A colcha é feita com todos os sonhos da juventude e todo ano é entregue para a cidade que recebe as missões; ela representa a responsabilidade de realização das missões e o cuidado com os sonhos da juventude. 

A Pastoral da Juventude agradece todo o apoio que recebeu da comunidade local para que esse encontro pudesse acontecer. Agradecemos as doações recebidas pelas empresas, mercados, padarias e livrarias; às famílias que acolheram os jovens durante os quatro dias em seus lares; às prefeituras de Marau e de Itapuca, que contribuíram com transporte para os missionários, à Paróquia Cristo Rei, ao pároco Frei Carlos Raimundo Rockembach pelo apoio, e a cada jovem que fez esse encontro tornar-se inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário