3 de fevereiro de 2012

Somos Igreja Jovem!

Inspirados no tema: "Somos Igreja Jovem!" e no lema "Na ciranda da vida, nossa missão é amar sem medida", cerca de 700 jovens, assessores(as), religiosos(as) do Brasil, encontraram-se em Maringá, de 8 a 15 de janeiro, para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Não poderia deixar de partilhar minhas impressões e sentimentos, deste bonito e celebrativo encontro.

Antes de mais nada, gostaria de rememorar os jovens e as jovens do RS que enfrentaram horas e horas de ônibus para chegarem a Maringá. Além da longa viagem, partilhamos a vida, os sonhos e as expectativas para este encontro. Fortalecemos a nossa caminhada enquanto Regional CNBB Sul 3 e também os nossos laços de amizade enquanto jovens 'pejoteiros' que crêem e lutam para fazer acontecer o projeto de Jesus Cristo.

Durante a semana, na grande ciranda da juventude brasileira, reafirmamos a nossa opção pela PJ e nos encantamos ainda mais pelo projeto de Jesus Cristo, projeto de simplicidade, de ir ao encontro, de caminhar junto. Foram momentos de discussões, debates, missão, celebrações, místicas, convívio, aproximação, marcha contra a violência e o extermínio de jovens, que denunciou muitas outras injustiças. Festas culturais onde os jovens de todos os cantos do Brasil mostraram as suas danças, os seus sotaques, as belezas das suas cidades. Momentos de nos encontrarmos como jovens das mais diversas realidades que sonham e planejam juntos a caminhada pastoral para as nossas bases, das nossas dioceses e de nossos regionais.


Para mim que estava vendo (de certa forma) tudo de fora, trabalhando e nem sempre podendo estar presente em alguns momentos, vi este Encontro Nacional como o "gás" para a nossa caminhada. Que bonito ver toda aquela juventude cantando a uma só voz, dançando com os mais diferentes jeitos, conversando com os mais diversos e engraçados sotaques. Todos unidos num só objetivo: Amar sem medidas!


Que este ENPJ sirva, de fato, como "gás" impulsionador no trabalho com as nossas bases. Voltando para os nossos regionais, para as nossas dioceses, façamos acontecer tudo o que aprendemos nestes dias. Que continuemos cantando com os corações ardentes e vibrantes "TER VOZ, TER VEZ, LUGAR!" nas nossas celebrações. E que ecoe pelo Brasil, a construção da Igreja Jovem que acreditamos e queremos!

Marina Berton
Diocese de Erexim
FONTE: Site Eaí? Tchê: http://www.eaitche.com.br/eaitche/pages/news.jsp?id=33

Nenhum comentário:

Postar um comentário