27 de fevereiro de 2012

Encontros formativos no Rio Grande do Sul preparam jovens para a JMJ RIO 2013

por Dionéia Persch
Equipe de Comunicação CNBB Sul III
Site Eai Tchê?

A caminho da Jornada Mundial da Juventude RIO 2013, encontros formativos serão promovidos nas províncias eclesiásticas do Rio Grande do Sul. A ideia é inteirar jovens a respeito da história e da estrutura do evento mundial, apresentando assim, os objetivos e a mística da atividade que reúne jovens católicos de diferentes países.

A formação é voltada aos delegados que participaram da jornada em Madri e também para líderes diocesanos, que posteriormente possam passar as informações aos demais grupos juvenis. “Vamos apresentar as oportunidades que o evento possibilita aos jovens e à comunidade em geral, bem como sua importância dentro do processo de Evangelização da Juventude sonhada pela Igreja do Brasil”, revela padre Neimar Schuster, da Diocese de Montenegro, responsável por acompanhar toda a parte formativa do Serviço de Evangelização da Juventude.

Além dele, quem está à frente dessa formação é o grupo de assessores do Setor Juventude do Regional Sul 3. São eles: padres Miguel Arnhold, da Diocese de Novo Hamburgo, Tarcísio Rech, da Arquidiocese de Porto Alegre e Neimar Schuster, da Diocese de Montenegro, e a irmã Zenilde Fontes, que é a coordenadora geral da equipe e a representa junto à CNBB. A convite desta equipe e pela qualificação técnica da formação, ainda integram a comissão formadora assessores de diversas frentes juvenis católicas. “E ainda contamos com o apoio dos bispos do Rio Grande do Sul, especialmente dom Irineu Gassen, da Diocese de Vacaria, e dom Jaime Spengler, da Arquidiocese de Porto Alegre - vicariato de Gravataí, que são os referenciais para toda pastoral juvenil do Estado”, reitera padre Neimar.

As formações estão divididas em quatro encontros, sendo um em cada Província Eclesiástica do Estado. A primeira atividade está marcada para os dias 10 e 11 de março para as dioceses da Região Metropolitana, (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul e Montenegro). O encontro ocorrerá no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio, sendo que há sete vagas para cada diocese, além de cinco vagas por vicariato da Arquidiocese de Porto Alegre.

As demais formações estão agendadas para os dias 17 e 18 de março para a Província Eclesiástica de Santa Maria, para os dias 24 e 25 de março, em Passo Fundo, e nos dias 28 e 29 de abril, em Pelotas. Mais informações com o padre Neimar pelo número (51) 9621-1337, ou pelo e-mail: neimarschuster@yahoo.com.br.

Imagem de: http://www.sonscatolicos.com.br/wp-content/uploads/2012/02/logoJMJ2013.jpg

Fonte: Site Eaí Tchê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário