20 de abril de 2010

Formação de Arteiras e Arteiros

Eu vou tocar a minha viola, eu sou um jovem encantador!


Criatividade, música e muita disposição para acolher a aprendizagem foram os elementos protagonizados pelos cerca de 60 jovens de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul, que participaram da primeira etapa da Escola Comungando Arte e Espiritualidade – Formação de Arteiras e Arteiros, realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2010, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Trata-se de uma proposta de resgate da mística da Pastoral da Juventude organizada pela Coordenação da PJ de Caxias do Sul em parceria com as Irmãs de Jesus Bom Pastor e com o apoio da diocese.

O tema trabalhado foi “A arte da espiritualidade juvenil” e contou com oficinas, grupos de trabalho e ensaio de músicas da PJ no “Pejotando com a música”.

As oficinas propostas foram “Danças Circulares Sagradas e Biodança”, com Simone Moreira, do Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia (Porto Alegre); “Percussão corporal” com o músico caxiense Bob Valente e “Instrumentos musicais reciclados” com Samuca Mendonça e Danilo, da ONG Trilha Cidadã, de São Leopoldo. Na primeira os jovens conheceram as danças circulares de diferentes povos, percebendo a integração e a cooperação que elas proporcionam por serem vivenciadas em roda. A possibilidade de sons que cada parte do corpo humano carrega foi trabalhado em “Percussão corporal”. Ali, o corpo foi utilizado como instrumento musical, enquanto que na última oficina citada, as garrafas pets, latas e potes de tinta foram reutilizadas e transformadas em instrumentos para tocar.

Esses momentos comungados foram pertinentes na reflexão sobre a espiritualidade juvenil, buscando elementos da arte para torná-la mais dinâmica e criativa, proporcionadora de alegria ao celebrar e de acolher a riqueza cultural dos jovens.

Para a próxima etapa, a ser realizada nos dias 15 e 16 de maio, no CDFP, a temática a ser aprofundada vai encontro do resgate da mística da Pastoral da Juventude: o Ofício Divino da Juventude, uma importante ferramenta para os grupos de jovens criarem momentos de orações que evidenciam a realidade juvenil e a espiritualidade da vivência.

Amém, axé, awere, aleluia!

Pâmela Grassi

Coordenação da Escola Comungando Arte e Espiritualidade

Formação de Arteiras e Arteiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário