20 de setembro de 2012

Pastoral da Juventude da Diocese de Bagé promove mais um ‘Semeando’

por Diácono Domingos Manoel
Diocese de Bagé

A Pastoral da Juventude da Diocese de Bagé retomou, neste final de semana (15-16/09), seu projeto de formação de lideranças, o “Semeando”, que possui o objetivo de ‘ajudar os jovens e as comunidades na promoção de um processo de evangelização que leve em conta as diferentes dimensões da formação integral’. Os jovens foram acolhidos com muito entusiasmo no Instituto São Pedro de Educação e Assistência (ISPEA) - espaço cedido pelo irmão Pedro Melo (Salesiano de Dom Bosco) – onde aconteceram dois encontros simultâneos: com assessores e com os jovens das bases.


Sob a coordenação das jovens Virginia Borges (Pelotas) e Maria Alice Cruz (São Gabriel) os membros dos grupos de base aprofundaram a dinâmica da personalização, dentro da proposta da formação integral do jovem. Os assessores estiveram com a presença do Frei Patricio Ceretta (Taquari), Assessor Estadual da Pastoral da Juventude, que refletiu sobre o papel do assessor nos grupos de jovens. O ambiente de ambos os grupos foi marcado pela profundidade das partilhas, experiências positivas, bem como os anseios diante das novas realidades de “juventudes” da nossa sociedade.

Esta atividade reuniu membros de grupos dos municípios de Pedras Altas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul e São Gabriel. Estes por sua vez, foram presenteados com ‘YouCat’ ao final do encontro. Novas propostas foram apresentadas para as próximas etapas do Semeando. Os assessores iniciarão uma jornada de estudos a partir do livro “Civilização do Amor: tarefa e esperança” do CELAM, reencontrando-se com mais frequência, no intuito de concretizar o planejamento de ações para o ano de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário