Nós jovens das comunidades eclesiais de base, vindos das diversas (Arqui)Dioceses e Vicariatos do Rio Grande do Sul, reunidos na Catedral da Conceição em Santa Maria, durante o 13° encontro das CEBs do RS, refletimos profeticamente sobre a vida das Juventudes na sociedade e na igreja em especial nas CEBs. Este trabalho proporcionou o reconhecimento de contraditórias situações que a juventude vive tanto na igreja quanto na sociedade. Dessa forma como profetas e profetisas que somos denunciamos as mazelas que assolam a juventude e anunciamos a luz do Evangelho alguns caminhos que urgentemente necessitam ser trilhados em nossas comunidades na perspectiva da juventude.
Denunciamos:
- A morte da Juventude que cresceu cerca de 375,9% em 30 anos; em decorrências das violências físicas e simbólicas que negam o direito de vida plena aos/as jovens.
- Pouca oportunidade e liberdade de participação juvenil que garanta efetivamente seu protagonismo, seja em conselhos pastorais paroquiais ou conselhos municipais.
- Os meios de comunicações sociais, que adestram os jovens criando estereótipos que perpetuem o modelo Neoliberal.
-Uma liturgia que não proporciona o comprometimento e a relação entre Fé e Vida.
Anunciamos:
- Os diversos espaços que de dialogo e participação juvenil. Como por exemplo, a plenária CEBs e Juventude: Desafios e Perspectivas (ocorrida no dia de hoje) que proporcionou um maior pertencimento eclesial aos /as jovens.
- Em resposta ao atual individualismo social, anunciamos a vivencia em grupo e em comunidade proporcionando relações fraternas entre as pessoas.
- A criatividade dos jovens e a facilidade do domínio nos meios de comunicação virtuais e as diversas expressões sociais e artísticas, que representam o novo em nossas igrejas e sociedade.
Com as Benções da Mãe Medianeira e do Cristo Profeta e Libertador.
Jovens delegados do 13°encontro de CEBs do RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário