8 de agosto de 2012

2ª Etapa da Escola da Juventude Diocesana, Diocese de Caxias do Sul


“Depende, sobretudo começar com determinação” (Santa Teresa De Ávila).


A determinação é vista de longe no olhar dos jovens dos grupos de base que participam nesse ano da Escola Diocesana da Juventude promovida pela Pastoral da Juventude de Caxias do Sul – RS. Desde a 1ª Etapa veem-se jovens vindos de outras cidades da Diocese entusiasmados para participar, aprender, ensinar, viver, construir, espiritualizar e protagonizar a construção de um mundo melhor. A Igreja possui riquezas incomensuráveis, uma delas é a juventude que nela se perpetua missiologicamente, isto é, que se percebe importante e útil nesse meio, que não se contenta com as injustiças, mas sim luta por vida digna de todos nos campos socioculturais, políticos e/ou religiosos.
Entre os dias quatro e cinco de agosto de dois mil e doze se realiza a 2ª Etapa da Escola da Juventude. Fazem-se presentes neste encontro cerca de 80 jovens provenientes das diversas regiões e áreas pastorais de nossa Diocese, estes vêm de: Caxias do Sul, Nova Prata, Carlos Barbosa, Farroupilha e Bento Gonçalves.
A 1ª Etapa, ocorrida em junho tratou da história da Pastoral da Juventude no Brasil,seu surgimento, perpetuação, projetos, ações e documentos elaborados pela própria PJ e também o documento 85 – Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas da CNBB.
Na manhã deste sábado, 04 de Agosto os jovens foram recepcionados com animação e  músicas que fazem parte da história da PJ em tom de alegria e reencontro com as amizades feitas na 1ª Etapa. Após a animação , seguiu-se a oração que recordou a entrada de Jesus na sinagoga e a leitura do Livro do Profeta Isaías – Lc 4, 14-21 – recordou-se a história, pois o Espírito do Senhor está sobre cada um de nós e, somos enviados a ser profetas, discípulos-missionários para, anunciar a Boa – Nova aos excluídos e proclamar a graça do Senhor.
Cabe a reflexão: Onde somos protagonistas? Onde não temos espaço de falar, quantos preconceitos contra o diferente? Porém, cabe a nós também querer protagonizar, querer mudar a realidade, querer fazer da nossa vida a Passagem da Escritura que se cumpre, pois começamos com extrema e confiante determinação.
Pela manhã iniciaram os trabalhos com a assessoria de Júlio César de Lima sobre Cristologia, isto é, o conhecimento da pessoa de Jesus Cristo além das características de suas obras perpassando os anos chegando ao que a Juventude vive crendo na pessoa de Jesus Cristo. A partir daí, surgiu o maior interesse por parte dos jovens para o conhecimento da pessoa de Jesus, da Palavra de Deus, e curiosidades que se surgiram, sendo que, isso somente ajuda a cada um revisitar suas crenças, certezas, dúvidas, e o mais importante, o por que creem em Jesus Cristo! Dando fim o período da manhã, os jovens partiram para um momento de oração pessoal em mio a natureza, pensando em um trecho Bíblico que faz parte de sua caminhada.
No período da tarde os jovens se dividiram em quatro subgrupos, os quais trabalharam quatro temas essenciais à Espiritualidade da PJ e também aos cristãos: Leitura Orante da Bíblia, coordenada por Márcia Silva, Simbologia para celebrações e encontros de jovens, com a jovem Paula Cervelin Grassi, membro do CONJUVE,  Mantras e Cantos  coordenada por Priscila Pasinato Pontes e, por fim, Ofício Divino da Juventude, resgatando sua história e capacitando os jovens para usá-lo nos grupos, coordenada pela coordenação da PJ Caxias do Sul. Todas as Oficinas têm o intuito de passar um pouco mais de conhecimento para os jovens, incentivando o seu protagonismo na vida eclesial.
A noite de sábado, foi marcada pela continuidade do Projeto de Vida onde cada jovem recebeu um espelho, lembrando que, é único e deve ser valorizado pelo que é.  Neste momento os jovens recordaram suas vidas, suas famílias, seus sonhos, suas próprias existências, sendo protagonistas de suas histórias, otimizando seu tempo, vivendo sua fé, saindo com um objetivo comum, o de lutar contra as injustiças construindo o Reino de Deus.
Ao final do Projeto de Vida, os jovens celebraram a  memória dos mártires da América latina, momento conduzido pela coordenação e também tendo por presidente da celebração o Pe. Jucinei Vilpert, Josefino. Naquele momento puderam expressar por meio de canções, de lembranças, da Palavra e da Eucaristia, a importância de suas vidas e o seu compromisso na Construção do Reino de Deus.
Na manhã do dia do Senhor, domingo, 05 de Agosto, os jovens iniciaram as atividades recordando o dia de sábado, e, na Oração, foi recordada a pessoa de Jesus Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e, as ajuda a serem discípulas-missionárias. Trecho bíblico este que identifica muito a PJ no meio em que age, a Juventude.
Júlio César, na retomada de sua assessoria, ressaltou que, para todas as nossas ações deve haver um embasamento, e, deste modo, ao se falar de Espiritualidade, nossa espiritualidade deve ser baseada em quatro pontos, sendo que, se estes devem ser igualmente utilizados, pois se assim não for, há a possibilidade de se sobrecarregar um deles e, este pode vir a se extinguir.
Ao final da manhã os jovens entoaram a Abertura do Ofício da Manhã do Ofício Divino da Juventude, onde se pôde perceber a Espiritualidade por meio de palavras, cânticos e gestos, utilizando o próprio corpo como instrumento de oração. No inicío da tarde, o encontro teve seu fim com a foto oficial e com o envio que, contou com as palavras do Frei Patrício Ceretta, referencial e assessor da PJ no Rio Grande do Sul junto à CNBB.
A 3ª Etapa acontece entre os dias 22 e 23, de Setembro e será voltada à Organização de encontros e grupos de jovens nas comunidades à partir da História e da Espiritualidade próprias da PJ.

Felipe Padilha




Nenhum comentário:

Postar um comentário