18 de maio de 2011

PJ de Marau realizou retiro

por Mateus Fernandes da Silva

 RETIRO 14 E 15 DE MAIO
TEMA: O JOVEM E A SOCIEDADE
ASSESSORA: PAULA GRASSI

O Retiro teve início no sábado a tarde as 13:15 e encerrou as 12h de domingo, sendo muito proveitoso. Foram debatidos os seguintes assuntos:

*Olhar sobre a realidade urbana, rural - como é o rosto da juventude;
*Enfoque que ser jovem não é a mesma coisa que em outras épocas;
*Concepções de juventude;
*Os conceitos biológicos, psicológicos, demográficos e sociológicos;
*As necessidades da juventude: da diversidade étnica, da educação de qualidade, do desemprego e a precarização do trabalho;
*A violência juvenil;
*De como dinamizar um grupo de jovens: o que é um grupo de jovens? Porque nos reunimos enquanto grupo de jovens da igreja? O que o grupo de jovens deve ser lugar de quê?;
*Concepção de pastoral da juventude;

Também pensamos como cativar os jovens a fazer a caminhada de vida na PJ.
* Como ser um jovem diferente atuando na sociedade,
*O jovem perante a sociedade de hoje, como se inserir de forma a poder dar a sua contribuição, o exemplo, o testemunho a sua ajuda.
*Onde que posso ajudar enquanto um jovem pejoteiro.

As 18 h de sábado participamos da missa na Igreja Matriz, onde cerca de 50 jovens estiveram presentes. O próximo retiro da PJ Marau está marcado para os dias 10 e 11 de setembro.
No fim do encontro, para marcar a Semana da Cidadania, foram doados os alimentos recolhidos na inscrição a ABESFA como gesto concreto da Pastoral da Juventude de Marau na comunidade. Tudo isso foi muito valioso, muito proveitoso, pois, a PJ proporciona essas oportunidades de formação de vida para que surjam novos homens e novas mulheres, novas lideranças na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária fazendo com que o Reino de Deus aconteça, lutando sempre pela vida da juventude a qual é missão de todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário