23 de maio de 2011

Escolas da Juventude: um jeito de Evangelizar e Cuidar

No ano passado celebramos o jubileu dos 30 anos da Pastoral da Juventude articulada na Diocese de Santa Cruz do Sul. Neste período, fizemos uma retomada histórica da caminhada de evangelização em forma de um pequeno documentário. Ficou evidente que a formação sempre foi uma das prioridades ao longo dessa história. E um importante espaço de formação foram as Escolas da Juventude, com diferentes formatos metodológicos e nomenclaturas, que merece destaque por ser realizada na Diocese, de forma não seqüencial, desde 1980.    
Este ano, desde a Ampliada Diocesana em dezembro de 2010, optamos em descentralizar o processo formativo da PJ. Tudo na perspectiva de um grande laboratório para ser avaliada e re-articulada na 20ª Assembléia Diocesana da PJ em novembro deste ano. Nesse sentido, a Escola da Juventude acontece de forma regionalizada para se fazer mais próxima as realidades específicas e tentar responder, de forma mais abrangente, as necessidades das juventudes.
Cremos que a formação nas Escolas da Juventude não se resume a uma mera reflexão sobre grandes conteúdos teológico-pastoral, mas deve ser a própria expressão da vida, missão e fé das juventudes. Não é um espaço de instrução, mas de partilha fraterna da vida e das vivências acumuladas. Não é um espaço onde alguns sabem e a maioria não, mas pelo contrário, é um espaço onde há um diálogo aberto e fraternal de saberes diferentes. Parte-se da premissa de todos/as tem algo a partilhar e de que a formação é um processo coletivo. Isso é Evangelização das Juventudes. Evangelizar é, portanto, um processo permanente de diálogo, tomada de posição e horizontalidade, onde o Espírito de Deus anima e inspira essa comunhão, anunciando assim, a libertação integral e a vida plena para todos/as.
Portanto, fazer Escolas da Juventude é um jeito alegre, simples e profundo de Evangelizar. Evangelização que supõe testemunho de uma opção clara pelo Reino. Supõe, além disso, uma atitude de cuidado. Só há verdadeira Evangelização onde há cuidado. Urge saber cuidar da vida em todas as suas manifestações, mas em especial, nos rostos sofridos dos/as jovens exterminados pela violência. Eis o seminal convite; sejamos cuidadores/as do precioso tesouro da Vida!

Escola da Juventude da Região Sul
Paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul
1ª Etapa: 3 a 5 de Junho
2ª Etapa: 8 de Outubro

Escola da Juventude da Região Centro
Paróquia Tereza de Vera Cruz
1ª Etapa: 17 a 19 de Junho
2ª Etapa: 1 de Outubro
 
Sérgio Hauth Júnior
Articulador da PJ da Diocese de Santa Cruz do Sul   

Nenhum comentário:

Postar um comentário