27 de agosto de 2010

A juventude quer viver

Jovens de caras pintadas, ocupando as ruas e espaços públicos, mostrando toda a sua alegria e jeito de viver. Até aparece que estamos lendo uma notícia de alguns anos atrás. Não se engane. Neste final de semana, 21 e 22 de agosto, aconteceu uma grande manifestação envolvendo jovens da região metropolitana na cidade de Cachoeirinha. A atividade foi organizada pela Pastoral da Juventude em parceria com o Comitê Municipal de Cachoeirinha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

A ação teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para os gritantes índices de mortalidade da juventude, em sua maioria, vítimas das drogas. O Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.

Para alertar a sociedade sobre essa realidade de morte, foram realizadas duas atividades no município. No sábado, os jovens estiveram em frente ao Shopping do Vale, local de maior movimentação de pedestres e motoristas, distribuindo materiais informativos. Durante a tarde do domingo, realizaram uma marcha até o Parcão de Cachoeirinha, local onde aconteceu um ato público pela vida dos jovens.

Diego Farias, coordenador da Pastoral da Juventude, destaca que os jovens querem mostra a sua cara e sua voz, lutando por uma sociedade de direitos. Fabrício Preto, assessor do Núcleo Betânia e da PJ do vicariato de Gravataí, ressalta a necessidade de construir espaços de formação para a cidadania. “Esses jovens gritam por políticas públicas. É nosso dever responder a esses anseios caminhando junto e colaborando com esses ideais”, diz Fabrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário