27 de outubro de 2013

Somos Igreja Jovem: Formação estadual da Pastoral da Juventude

Se o poeta é o que sonha o que vai ser real,
Vou sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal!

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013 aconteceu, em Santa Maria, a terceira etapa do Processo de Formação Estadual da Pastoral da Juventude do Regional Sul III deste ano, assessorada por  Pe. Hilário Dick, onde estudamos, com o olhar de jovens protagonistas amadas e amados por Deus, sujeitos da evangelização, o Documento 85 da CNBB (Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais); Estudo 103 da CNBB (Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes); e Civilização do Amor  - Projeto e Missão, publicado pelo CELAM. 

O projeto de formação chamado Somos Igreja Jovem foi pensado a partir da realidade dos grupos de jovens do Rio Grande do Sul, da necessidade e desejo de fortalecermos nossa IDENTIDADE e cultivarmos nossa MEMÓRIA, reconhecendo-nos como Cristãs e Cristãos que dizem SIM ao projeto de vida, justiça, fraternidade e amor assumido por Jesus. Olhar para uma identidade exige olhar profundo, e não míope. Descobrir, conhecer e amar a identidade da PJ é um processo, não acontece de uma hora pra outra.  É como um aniversário: a cada dia vivemos experiências que ficam gravadas na memória e ás vezes até transformam nosso modo de agir; passado um ano, nós comemoramos e celebramos nossa vida, nossas experiências, nossos sentimentos; mas nós experimentamos a vida todos os dias e a cada dia que passa nos tornamos “mais velhos”.  Assumir a Identidade da PJ e o Projeto de Jesus, traduzindo-os em ação pastoral é carregar e descobrir a história, as lutas, as dores e os sonhos da juventude, todos os dias, não só uma vez por ano.

A primeira etapa dessa formação aconteceu em Março de 2013, em São Leopoldo, como uma oficina realizada durante o Seminário dos 40 anos da PJ Nacional. Foi um primeiro olhar e partilha da realidade da juventude e da PJ nas diversas dioceses presentes. O segundo momento aconteceu em Santa Maria, em Junho, onde fomos motivados a ver a história, metodologia e identidade da PJ dentro de um contexto histórico eclesial e social, cultivando nossa mística do cuidado e da resistência, e a nossa espiritualidade em defesa da vida. Foi nesse encontro que percebemos a necessidade de aprofundar as reflexões sobre os documentos orientadores da ação evangelizadora da Juventude. 

Realizada a terceira etapa, embasados nas reflexões produzidas, nas nossas vivências comunitárias e dos grupos de jovens, ressaltamos a importância do Documento 85 como uma luz para a construção de uma Igreja Jovem no Brasil. Ele foi construído durante quase 3 anos, passou por duas assembleias da CNBB, garante a diversidade de organizações da juventude na Igreja e propõe linhas de ação que possibilitam a formação integral de jovens que descobrem sua autonomia e assumem o compromisso com o Reino.

A partir do estudo da síntese em português do documento 173 do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano), intitulado Civilización del Amor – Proyecto y Misión, ainda não traduzido para o nosso idioma, também reconhecemos o marco referencial da Pastoral da Juventude do continente.  O livro apresenta elementos da realidade e história da juventude Latino Americana, fala de um Deus que ama e está próximo da Juventude, de um modelo de Igreja comprometida com o Projeto de Jesus e organizada em pequenas comunidades. Civilização do Amor confirma nossa opção pelos pobres, pelos processos nos grupos de jovens e nossa luta pela vida da juventude. 

Ao final do último encontro estadual de formação do ano de 2013, estamos seguros para afirmar que o protagonismo surge da organização e que o grupo de jovens é lugar de felicidade do jovem. Por isso, estamos motivados a seguir trabalhando pelos grupos de jovens e a fortalecer nossa organização. Agradecemos ao apoio da Cáritas Brasileira para este processo de formação, através do Fundo Nacional de Solidariedade, contribuindo para a ação efetiva e afetiva da Pastoral da Juventude no Rio Grande do Sul!

Josieli Lazzarotto
Coordenação Regional da PJ
Arquidiocese de Passo Fundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário