Com o objetivo de propor uma atividade que mobilizasse os jovens que não foram a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, as PJs realizaram a Celebração da Vida e dos Mártires. O momento de oração e partilha da vida aconteceu no dia 27 de julho (sábado), no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas e contou com a presença de jovens lideranças e assessores adultos dos grupos de base da PJ e da PJE, adultos que trabalham em grupos de Catequese de Crisma e religiosas das congregações das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã (IFPCC) e Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).
Os presentes realizaram uma experiência de comunidades de partilha para melhor conhecer as histórias de vida dos Mártires: Roseli Nunes, Ir Dorothy Stang, Chico Mendes, Pe Gisley Gomes Azevedo, Dom Oscar Romero e Dom Hélder Câmara. Eles foram motivados a refletir de quais formas os Mártires da Caminhada Latino-americana foram fieis ao Evangelho de modo a atualizar a opção radical de construir uma sociedade mais justa e fraterna. O momento celebrativo foi vivenciado a partir do Ofício Divino das Comunidades. Onde foram rezados os sentimentos que a vida dos Mártires despertaram nas comunidades de partilha.
Ao final do encontro, foi sugerido manter este momento de encontro e oração como atividade comum das Pastorais da Juventude no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário