Coordenação Regional da PJ
"O que a memória amou ficou eterno " (Adélia Prado)
Entre os dias 31 de maio e 02 de junho aconteceu na cidade de Santa Maria aconteceu a Formação Estadual da Pastoral da Juventude, importante momento da caminhada regional em que jovens das diferentes dioceses puderam se encontrar, cultivar a mística e a espiritualidade, rever a história da Pastoral da Juventude, refletir acerca de nossa identidade e reafirmar nosso jeito jovem de ser Igreja e de assumir o Projeto de Vida de Jesus Cristo. Enfatizando nosso estado permanente de Missão e de Formação, buscamos, a partir da metodolodia VER - JULGAR - AGIR, retomar a caminhada de 40 anos da PJ no Brasil a partir da organização da juventude na Igreja e do contexto sócio-político, trazendo presente as temáticas dos Dias Nacionais da Juventude desde a década de 80, percebendo o processo construído aos longo destes anos. No sábado a tarde o momento foi de estudo Bíblico, onde, a partir de textos do Antigo e do Novo Testamento, retomamos o processo de opressão x libertação do povo de Deus e a pedagogia libertadora que nos apresenta o Projeto de Vida de Jesus Cristo, percebendo estes sinais de vida na sistematização dos princípios da Pastoral da Juventude.
No sábado a noite, reafirmando nossa luta em defesa da vida da juventude, celebramos os/as Mártires da caminhada e fizemos memória às 242 vidas jovens ceifadas na tragédia da Boate Kiss no dia 27 de janeiro deste ano, iniciando nosso momento de oração em frente ao local da tragédia, lembrando também da realidade de morte que extermina diariamento no Brasil em média 50 jovens. Como sinal de vida nova, através dos símbolos de nossa caminhada, trouxemos presente os jovens e as jovens dos grupos de base, das coordenações paroquiais e diocesanas que no cotidiano das comunidades eclesiais protagonizam gestos pequenos e concretos para a construção da Civilização do Amor. Com a presença do Pe. Cristiano Quatrin, referencial do Setor Juventude da Arquidiocese de Santa Maria, celebramos na partilha do pão, a vida do Cristo no meio da juventude.
No domingo pela manhã, na oração inicial retomamos as inquietações sucitadas durante o sábado e o que nos ficou diante das reflexões. Em pequenos grupos sistematizamos os desafios e necessidades em nossa caminhada e reafirmamos a centralidade de nossa ação pastoral. Assumimos também a continuidade deste processo formativo a nível estadual para uma nova etapa que acontecerá em outubro. Esta etapa de formação foi momento de reconhecer-nos na caminhada histórica da PJ, relembrar pessoas importantes que ajudaram a construir esta história, aprofundar a análise da nossa realidade no tempo atual e reafirmar nossa identidade enquanto Pastoral da Juventude. Foi tempo também de reavivar a esperança na continuidade da caminhada e encontrar no outro e na outra companheiros e companheiras que partilham junto do mesmo caminho e da mesma fé no Jesus Libertador.
DEPOIMENTOS
"O fim de semana de formação em SM foi de grande amadurecimento por minha parte e acredito também aos demais. A proposta dos assessores de retrospectiva fez com que pudéssemos entender parte da nossa trajetória até hoje. Isso foi importantíssimo, porque nossa identidade como Pastoral da Juventude se fortaleceu de forma marcante. Mas acima de tudo, fez com que tivéssemos consciência de que devemos participar desta história/trajetória e não ser apenas espectadores dela. Os irmãos novos de caminhada criados pela diversidade das dioceses, a Celebração dos Mártires, tudo isso também com certeza me fizeram apostar cada vez mais na PJ, e de como fazer parte dela é desafiante e fundamental para a construção do Reino." (Jaqueline de Oliveira - Diocese de Novo Hamburgo)
"Em dois dias pude me reencontrar com uma Pastoral da Juventude que parecia distante, silenciada, e principalmente, pude me reencontrar como parte dela, tarefa que se faz difícil em meio a um turbilhão de fatos que trazem em si uma "amnésia obrigatória". Quando a memória falha, é difícil enxergar futuro. Nesse sentido, sinto que todos demos um imprescindível passo, recordando a caminhada que nos formou, relembrando nossas bandeiras e nossa mistica, e principalmente, reafirmando nossa identidade e o projeto de Jesus Libertador que nos guia. Eduardo Galeano sentenciou: "A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo", e em momentos em que identidade é considerada heresia, a resistência é ainda mais mistica." (Juliano Colla - Diocese de Uruguaiana)
"A Formação Regional da PJ, que aconteceu neste final de Semana em Santa Maria foi um encontro em que estudamos a nossa história, fortificamos a nossa identidade, nossa espirituaidade e nossas lutas. Além do estudo, marcam também as amizades, a dança, a Eucaristia. Sigamos no compromisso de dar nosso testemunho e por em prática no grupo de base e na comunidade, pois somos pejoteiros porque acreditamos no Projeto de Jesus." (Josielli Lazzarotto - Arquidiocese de Passo Fundo)
"Participar da formação da PJ do RS é reafirmar nossa causa. Ver nossa história, analisar o tempo que vivemos e assim, ver sempre mais como os trabalhos não acontecem com grandes eventos e sim na base. Lutando pela defesa da vida, e da vida em abundância reafirmamos que somos Pastoral da Juventude e que outro mundo é possível. Juntos e juntas construindo a civilização do amor!
Muito axé sempre!" (Gabriele Remus Santolin – Diocese de Erexim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário