por Felipe Michelon Padilha
PJ Diocese de Caxias do Sul
Poucos dias após celebrarmos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, cerca de 80 jovens de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul estiveram reunidos para recordar os mais de trinta anos de história da Pastoral da Juventude.
Na manhã do sábado, nove de junho de dois mil e doze, os jovens foram acolhidos com uma animação calorosa que nos chama a olhar Jesus Cristo como o diferencial da nossa vida. Após a oração que nos recordou o encontro entre Jesus e a Samaritana, Pe. Hilário Dick, padre Jesuíta, iniciou sua assessoria recordando a história da PJ a partir da ação Católica, que contemplava Juventude Agrária Católica, Juventude Estudantil Católica, Juventude Independente Católica, Juventude Operária Católica e Juventude Universitária Católica.
No mesmo espírito de jovens cristãos, trabalhamos, em subgrupos, sobre a história da evangelização da Juventude no Brasil, a partir do Concílio Vaticano II, das ações Católicas e elementos históricos que nos situam no inicio do trabalho da PJ. Os temas aos quais abordamos, com o texto: No trem da Boa Nova da Juventude de autoria do nosso assessor, foram: Antes de uma articulação Nacional; Década de 80: Muita Efervescência; Década de 90: Crise dos 10 anos e retoma-se a Caminhada; 2000 a 2007 – Anos Intensos: Compromissos e Conflitos; Nova Fase: Outras Visões…
Ao iniciar as exposições sobre os trabalhos produzidos foram apresentados teatros, e explicações históricas sobre a história, iniciando com o Concílio Vaticano II, Décadas em que ocorreram encontros nacionais e estaduais sobre evangelização da Juventude, a ditadura Militar no Brasil e as opressões sobre os povos da América Latina, trazendo presente que em 1987 se inicia o projeto e ideologia da Civilização do Amor, documento da PJ, tendo presente a racionalidade, os sentimentos e a busca de ideais que não oprimissem o povo, bem como o início dos DNJs (Dia Nacional da Juventude promulgado pela ONU). Sendo que, na década de 80 surge a PJ. Passado um tempo, entrando já no terceiro milênio, em 2007, é lançado o Documento 85 da CNBB, documento que nos ensina, como Igreja a nos organizarmos como tal e, como jovens, sermos cidadãos, lutando por vida digna aos povos não só brasileiros, mas também, latino-americanos, que são Igreja.
Na parte da tarde, os jovens se dividiram em dois grandes grupos e, iniciaram os trabalhos de prática e aprofundamento do tema desenvolvido durante a manhã. As duas oficinas, a de teatro, na qual os jovens prepararam uma pequena apresentação ou paródia para apresentação neste domingo, coordenada por Elisandro Rodrigues e a de stencil, isto é, pintura em tecido a partir de chapas de raio x inutilizadas, coordenada pela jovem Pâmela Grassi, propiciaram aos jovens uma compreensão prática das diversas ações da PJ ao longo da história.
À noite, os jovens iniciaram seu Projeto de Vida a partir da assessoria da Irmã Suzimara Barbosa, Pastorinha e de Priscila Pasinato Pontes que os fez entrar em espírito reflexivo, a fim de, pensar no que aconteceu durante suas vidas, projetando sonhos para um futuro próximo. Neste momento os jovens puderam perceber, o quão únicos são, e, quão grandes projetos têm para suas vidas, seja na sua realização pessoal, comunitária. Após este último momento de formação, os jovens participaram da festa junina, integração entre os jovens das diversas cidades da Diocese. Portanto, em nossa vida pastoral, integramos aprendizado, oração, reflexão e ação no nosso dia a dia, tendo Jesus Cristo como modelo de vida e ação.
Na manhã do Domingo, dia do Senhor, dez de junho, os jovens iniciaram seu dia com uma reflexão orante a partir dos Discípulos de Emaús, neste momento, cada jovem pode perceber a ação do Ressuscitado em sua vida recordando a caminhada da PJ na história e o Projeto de Vida, iniciado na noite de sábado. Somos parte de um todo, somos PJ, somos Igreja, e nosso todo é o Cristo Ressuscitado!
Ao final da oração, os jovens iniciaram suas apresentações, dramatizações, paródias, explanações e pinturas sobre os assuntos tratados na manhã de ontem pelo Pe. Hilário Dick, sendo que, tais apresentações e símbolos foram construídos durante as oficinas de teatro e stencil na tarde de sábado. Para encerrar esta etapa, ao final da manhã, foi celebrada a Eucaristia na qual oferecemos ao Cristo, nosso irmão, toda a história da PJ, nossos Projetos de Vida e nossas esperanças em dias melhores para com a juventude. A Eucaristia foi celebrada pelo Pe. Vitor Cittolin, Vigário Paroquial do Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves/RS, concelebrada pelo Pe. Gilmar Paulo Marchesini, Coordenador Diocesano de Pastoral e por toda a juventude presente.
No encerramento da Celebração Eucarística, houve o envio, no qual cada jovem foi enviado de volta às comunidades com os anseios de dar o seu máximo no mais simples a ser feito sendo assim, protagonista de sua história, de seu projeto de Vida.
A próxima etapa ocorre nos dias 04 e 05 de agosto de 2012 no Centro Diocesano de Formação Pastoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário