8 de maio de 2012

PJ da Arquidiocese de Passo Fundo se reúne em Marau para "Despertar para a Missão"


por Josieli Lazzarotto

Após muita preparação, expectativas e mobilização, aconteceu nos dias 5 e 6 maio, no Salão Paroquial Frei Gentil, o encontro chamado Despertar para a Missão, que reuniu aproximadamente 100 jovens de toda a Arquidiocese de Passo Fundo. Essa foi a primeira etapa de formação do Projeto das Missões Jovens da Pastoral da Juventude na área pastoral de Marau. O encontro teve como tema central a análise da realidade juvenil e foi assessorado pela Irmã Jaqueline Zilli. 


Durante a manhã e tarde do sábado, dia 5,houve uma reflexão sobre os diversos jeitos de ser jovem e discussões, em grupos, sobre os sonhos, preocupações e ações das juventudes. Depois dessa conversa, os grupos elaboraram, com muita criatividade, encenações, músicas ou poemas que foram apresentados para todos os participantes do encontro. Ainda no sábado, a juventude participou, com toda a comunidade,de uma cativante e animada missa na Igreja Matriz Cristo Rei, preparada pelos jovens da PJ. Foi um momento muito marcante, onde lembrados os jovens vitimas de violência e também celebramos os sonhos da juventude e o processo das Missões Jovens.  Depois da missa, a juventude foi acolhida com muito carinho nas casas algumas famílias marauenses, onde passaram a noite.

Na manhã do domingo, os jovens se reencontraram animados e empolgados para mais um dia de trabalho. As atividades foram retomadas com uma oração realizada no Recanto Franciscano e, depois, com a continuidade da assessoria. Na oportunidade, houve uma dinâmica em que os jovens puderam conversar sobre suas vivências de fé. O momento foi concluído com a patilha da experiência missionária que a Irmã Jaqueline teve na Bolívia. 

À tarde, as atividades seguiram-se na Praça Municipal Dr. Elpidio Fialho, onde, através de várias apresentações, os jovens puderam manifestar sua arte, sua cultura e seus talentos. O evento também contou com a participação da Invernada Mirim do CTG Sentinelas do Pago e de diversos músicos. Como uma atividade da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, foi realizada a Ciranda Pela Vida, um grito pedindo vida para a juventude. Além da ciranda, uma bandeira, que continha a frase “EU CUTO LUTAR PELA VIDA DA JUVENTUDE” pintada, foi marcada com as mãos de todos os jovens que participaram do encontro. A comunidade presente na praça também foi convidada a participar.
Foi um ótimo fim de semana, cheio de protagonismo juvenil, animação, partilhas reflexões. O encontro despertou nos jovens a vontade de ser missionário e a alegria de viver em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário