1 de agosto de 2011

PJ de Caxias do Sul realiza 1ª etapa de sua Escola de Formação Diocesana

por Uilian Dalpiaz
(Pela equipe de comunicação da PJ Diocesana)


“Eu vos anuncio uma boa, nova, bela e sedutora notícia...”
(marco referencial da PJB – doc. 44 CNBB)

Com alegria, bonitos e variados rostos juvenis, a Pastoral da Juventude Diocesana de Caxias do Sul realizou durante os dias 30 e 31 de julho no Centro de Formação Diocesano de Pastoral a 1ª etapa da Escola Diocesana de Formação da Juventude – a FORMAJU. A escola de formação da PJ é um bonito projeto da juventude da Diocese que acontece neste ano de 2011 em três etapas. O objetivo é promover uma formação para jovens líderes e atuantes em suas comunidades e grupos de jovens com a missão de evangelizar outros jovens nas suas mais diversas realidades, além de participarem e integrarem a vida comunitária.


Nesta primeira etapa, sob a assessoria e orientação de Ir Suzimara Barbosa e à luz do documento de Evangelização da Juventude da CNBB, os oitenta e cinco jovens presentes refletiram a “Dimensão Pessoal e Comunitária” podendo assim aprofundarem-se em temas como a relação consigo mesmos, com o outro, a vida comunitária e eclesial e fortalecendo bonitos laços de amizade e comunhão de experiências que cada um e cada uma trouxe dos seus mais variados espaços cotidianos.

Ir Suzimara conduzindo assessoria na Formaju


O grupo precisa ajudar a responder a pergunta: “quem sou eu?”, “com que/quem me identifico?”, “como posso ajudar a construir o projeto de Deus?” e ser espaço efetivo das relações de amizade e partilha da vida”, refletira Ir Suzimara

Dom Alessandro Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul
Na busca e construção deste bonito processo de comunhão com o Deus da vida, a juventude ainda recebeu o carinho da visita e das palavras acolhedoras do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, da partilha de vida e atenção do casal Raquel Pulita e Joaquim Silva (da equipe de assessores nacionais da Pastoral da Juventude), além ainda de outros padres, religiosas e religiosos e assessores/as que se colocam também a serviço da vida pela juventude e pelo Reino.

Ao final do encontro fora celebrada a Santa Missa presidida pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe Gilmar Marchesini, em ação de graças e envio dos jovens para as suas comunidades, bem como feito o envio dos jovens Paula Grassi e Mateus Bragagnolo que representarão a Diocese de Caxias do Sul na Jornada Mundial da Juventude em Madrid. A próxima etapa da escola acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro novamente no Centro de Formação Diocesano de Pastoral.


Um comentário:

  1. Parabéns, pessoal! Mais uma alegria ver tantos jovens reunidos pela Pastoral da Juventude! Estamos juntos nessa missão! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir