23 de agosto de 2009

“Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação. Somos gente nova vivendo o amor, somos comunidade povo do Senhor...”


A Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, presente na vida da juventude das comunidades e paróquias que formam a Diocese, passa por um novo momento, tanto pela conjectura atual como pela graça de nossa Diocese em seu Plano de Ação Pastoral ter um olhar preferencial pela juventude.
Nesse novo momento de vida e esperança, a PJ em sua organização diocesana, conta com um grupo de jovens representantes e coordenadores das áreas pastorais. Um grupo que em cada passo, vai se articulando, partilhando as experiências em cada área, e sonhando possíveis projetos de ação enquanto PJ Diocese.
As áreas que compõe esse grupo de representação são Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. As regiões pastorais de Nova Prata e São Francisco de Paula contam com grupos de jovens nas paróquias, que se identificam com a proposta da PJ, no entanto não estão em rede.


Povo – semente de nova nação: O que andamos plantando...


Região Pastoral de Caxias do Sul: Fruto de assembléias com os grupos de jovens feitas nas paróquias durante o ano de 2008, a Região Pastoral de Caxias do Sul conta com uma nova composição em sua coordenação, além de um plano pastoral em mãos. Em 2009 está sendo realizada a Escola da Juventude ‘Jovem – Semente de Vida Nova’ voltada para as lideranças dos grupos de base, bem como, a mapeamento dos grupos da região. Nas paróquias ocorrem as atividades de formação, como encontros dos grupos, escola da juventude e o curso de Teatro e Bíblia.
Região Pastoral de Farroupilha: Os jovens envolvidos em seus grupos, além de seus encontros periódicos, estão movimentando as turmas da Crisma de algumas paróquias, através de atividades de formação. A Região de Farroupilha também participa da Escola da Juventude “Jovem – Semente de Vida Nova”.
Região Pastoral de Bento Gonçalves: A Pastoral da Juventude de Bento, esse ano tem seu trabalho focado nas turmas de Crisma. Dividindo em equipes, a galera adota uma comunidade e realiza nessa, encontros mensais com os crismandos.
Região Pastoral de Garibaldi: A galera de Garibaldi, Carlos Barbosa e Arco Verde realizarão a Conferência Regional da Juventude, em sintonia com a Conferência Municipal de Juventude que vai ocorrer em setembro na cidade de Garibaldi. Além disso, grupos de base oferecem a juventude, eventos culturais.
É a Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul em sintonia e na luta contra a Violência e o Extermínio da Juventude! É a Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul plantando nos grupos, junto dos jovens, sementes de “Outro Mundo Possível”!

2 comentários:

  1. Olá gente querida!

    O blog está muito bonito, Parabéns! Vou acompanhar.
    Há apenas um mal entendido. O site divulgado à direita não é da PJB, que o conjunto das pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJR e PJMP) mas da PJ nacional.

    Um grande beijo de esperança!
    Tábata - PJE.

    ResponderExcluir
  2. Corrigido o erro.
    Muito obrigado Tábata.
    Seja bem vinda sempre ao blog da PJ do RS.
    Douglas Diocese de Pelotas - Comunicação - Equipe Executiva

    ResponderExcluir