23 de agosto de 2009
“Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação. Somos gente nova vivendo o amor, somos comunidade povo do Senhor...”
Reunião com os coordenadores dos grupos de jovens do Vicariato de Gravataí.

Um agradecimento especial a todos os grupos de jovens que ajudam na construção dos sonhos da Pastoral da Juventude!!!


16 de agosto de 2009
Convite para Lançamento do Grito dos Excluídos - 2009

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos - e se estendem por todo o território nacional.
Mais informações: www.gritodosexcluidos.org
Declaração da CNBB contra redução da maioridade penal
CRPJ


Semana do Estudante

A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), em comunhão com a PJR, a PJMP e a PJ, tem a alegria de apresentar mais uma vez, desde 2003, a Semana do Estudante, a ser realizada entre os dias 10 a 16 de agosto..
Tema: Juventude e Violência
O tema segue a perspectiva da Campanha da Fraternidade 2009 - “Tema: Fraternidade e Segurança Pública /
Lema: "Juventude em marcha contra a violência"Essa alternativa à qual ansiamos passa pela movimentação organizada da juventude, embora não se esgote nela. O protagonismo juvenil é um princípio permanente para nós e hoje, mais do que nunca, precisa ser reforçado como condição indispensável à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Para baixar materiais sobre a semana click no link abaixo!
http://www.4shared.com/account/dir/17620734/ced1fa3/sharing.html?sId=DyFwgpNIARBQ8kvD