28 de novembro de 2012

Vicariato de Canoas realizará Assembleia neste sábado


Juventude querida!

Postamos esta notícia para partilhar sobre os encaminhamentos da oficina "Encontro de Coordenadores" que aconteceu durante o DNJ. Na ocasião, os coordenadores dos grupos de jovens escolheram a data de 1º de dezembro para realizar a Assembleia de Vicariato da Pastoral da Juventude. A proposta de Assembleia surgiu durante a Oficina a partir da reflexão sobre a importância da PJ ser uma teia onde os grupos de base sejam os responsáveis e protagonistas da Pastoral. Lembramos que após a Oficina, a Assembleia foi oficializada e divulgada a todos os presentes no DNJ. 

De lá até agora, um grupo de pessoas construiu uma proposta metodológica e agora chega a hora da Assembleia ser realidade! Estamos motivando que cada grupo de base envie de 2 a 3 pessoas, que podem ser jovens e assessores (adultos que acompanham o grupo). O ideal é que os jovens que participaram da Oficina estejam presentes, a fim de que possamos retomar e avaliar a caminhada feita até o momento. 

A passagem bíblica de Eclesiastes 3,1-8 iluminará todo o caminho metodológico, que está sob responsabilidade de Márcio Amaral (Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia) e Frei Wilson Dallagnol (Padre Referencial da PJ).

Para maiores informações, basta enviar um e-mail para: pjcanoas@gmail.com.

Esperamos nos rever em breve!

Informações
O que? Assembleia de Vicariato da PJ
Quando? 1º de dezembro de 2012  
Que horas? 13h30min às 17h30min
Onde? Paróquia São Luís Gonzaga, centro de Canoas (atrás da estação Canoas/La Salle do TRENSURB)
Quem vai? 2 a 3 participantes dos grupos de base (entre jovens e assessores)
O que levar? Material para anotações, muita tranquilidade e esperança no coração



18 de novembro de 2012

Bote Fé - Cachoeirinha/RS

O encontro com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude reuniu, aproximadamente, 2 mil pessoas no evento Bote Fé do Vicariato de Gravataí. Os grupos, movimentos juvenis, jovens e adultos paroquianos de diversas paróquias da região se encontraram a partir das 16h, no dia 3 de novembro, na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha. Uma programação repleta de atividades, com shows, palestras, celebração eucarística e vigília, agitou a juventude que por lá esteve.


A Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora foram levadas por primeiro até a Comunidade Terapêutica Reviver, sendo os símbolos recebidos pelos jovens que buscam viver sem o uso da drogadição. Junto com Dom Jaime Spengler, a Pastoral da Juventude preparou um momento de oração e reflexão que foi marcado pela emoção.

Após, na Igreja Matriz da Paróquia, foi a vez dos jovens e representantes das comunidades paroquiais do Vicariato de Gravataí receberem os símbolos, em Missa presidida por Dom Jaime Spengler. Ainda durante a noite, os jovens permaneceram em vigília junto da cruz.”





11 de novembro de 2012

Cruz Peregrina e ícone de Maria animam a defesa da vida da juventude no bairro Restinga – Vicariato de Porto Alegre

Tanise Medeiros
PJ Vicariato de Porto Alegre

“Se é pra ir pra luta, eu vou!
Se é pra tá presente eu to!
Pois na vida da gente o que vale é o amor!”

Na noite do dia 03 de novembro, a juventude de diferentes grupos de jovens da Área Pastoral Restinga e também de outras regiões do Vicariato de Porto Alegre, reuniram-se para celebrar o Dia Nacional da Juventude e acolher a cruz peregrina e o ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O momento que se estendeu por toda a madrugada foi marcado por uma bonita integração, reflexão e animação, bem do jeito jovem de ser igreja. As atividades iniciaram às 20h do sábado (dia 03) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Restinga Velha) com uma celebração junto à comunidade, onde vivenciamos na eucaristia o Cristo presente em nossas realidades. Após, no salão da comunidade, demos início à nossa Vigília que contou com momentos de partilha dos alimentos e espiritualidade, reforçando nossas identidades de jovens cristãos e cristãs.

Durante toda a madrugada foram realizadas oficinas que tinham por objetivo o debate acerca de diferentes temas da realidade juvenil: relações de gênero e a mulher na Bíblia; ser cristãos e cristãs na escola; símbolos da nossa caminhada através da fotografia; ecologia e juventude; libertação e opressão na sociedade hoje a partir da leitura do livro do Êxodo. Além do debate, cada oficina construiu uma pequena bandeira como gesto concreto desta noite que também contou com apresentações culturais, muita música e animação.


Na manhã de domingo (dia 04), por volta das 5h30min foi momento de seguir em caminhada junto com a comunidade pela avenida principal do bairro Restinga, cantando, dançando, denunciando a violência que mata a juventude e anunciando uma cultura de paz. Com todos os nossos cantos e cores de juventude encorajada, seguimos rumo à Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia onde acolhemos a cruz peregrina e o ícone de Maria com uma bonita celebração da palavra; palavra esta que nos convoca a assumirmos nosso papel protagonista de jovens mulheres e homens e a vivermos como comunidade de discípulas e discípulos de Jesus. Além da partilha da palavra, partilhamos o pão, sinal da construção de um Reino de amor e de justiça que nos desacomoda a sermos mais irmãos/ãs. 



Acolher os símbolos da JMJ no bairro Restinga significou o acolhimento ao sinal de uma passagem de um projeto de morte para um projeto de vida, representado através da cruz, sinal vivo no meio da juventude. Significou também viver um tempo de encontro ao diferente, de partilha do pão, assim como Maria, companheira caminhante do menino nazareno e de toda a sua comunidade, que viveu a sua fé e solidariedade coletivamente. Que este momento vivido possa cultivar sementes na vida da juventude, que é solo fértil e faz brotar os sinais da esperança, da simplicidade, da ternura, da Civilização do Amor.



5 de novembro de 2012

Bote Fé reuniu pessoas de todas as idades em Canoas


O Bote Fé do Vicariato de Canoas aconteceu neste sábado, 03 de novembro, e reuniu mais de 1.300 pessoas no Santuário São Cristóvão, em Canoas. 

A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram ao Santuário perto das 15h, quando aconteceu uma missa presidida por Dom Agenor Girardi, vigário episcopal de Canoas, e concelebrada por diversos párocos do Vicariato. Durante a sua homilia, Dom Agenor lembrou dos sentidos e significados que a Cruz vem tomando na história. Em especial as cruzes cotidianas da juventude, por vezes da violência e extermínio. Pe Leonardo Reichert, referencial do Setor Juventude, lembrou do importante protagonismo das diversas expressões de juventude que se empenharam para que o Bote Fé acontecesse. Após a missa, aconteceu um momento de oração e adoração e aos poucos os presentes puderam estar mais perto dos símbolos e realizar suas orações pessoais.



Com o desejo missionário de levar a Cruz e o Ícone às diversas realidades do Vicariato, a parte final do Bote Fé aconteceu no bairro Guajuviras. Uma bonita caminhada com quase 300 jovens animou os moradores e vontade dos jovens em assumir um compromisso efetivo na defesa da vida. Durante a caminhada foram feitas duas paradas. A primeira motivou para a sensibilização das realidades de violência e morte que a juventude enfrenta no dia-a-dia. Em especial, foi feita memória de Pe Gisley Gomes Azevedo, assessor nacional do Setor Juventude morto em 2009 no Distrito Federal, e também a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, das Pastorais da Juventude. A segunda parada motivou os jovens para que continuem sendo profetas da Esperança nos locais onde atuam e em especial promotores de uma cultura de vida. A caminhada foi encerrada na Praça da Brigada, quando os símbolos foram entregues ao Vicariato de Gravataí.

O caminho em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que irá acontecer em julho de 2013 no Rio de Janeiro, precisa continuar na construção coletiva da Civilização do Amor.



3 de novembro de 2012

Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores estão reunidas em Marabá/PA

A cidade de Marabá/PA acolhe dos dias 1 a 4 de novembro de 2012, mais uma reunião da Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude. Espaço que reúne jovens e assessores de todas as partes do país, organizados nos dezessetes regionais da CNBB. A reunião acontece no Centro de Formação do Sagrado Coração de Jesus, na diocese de Marabá e conta também com a participação do Pe. Antonio Ramos (Toninho), assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.



Dentre os diversos assuntos que serão pautados durante a reunião estão previstos os temas sobre a análise de conjuntura sócio-política-eclesial; formação sobre o subsídio de estudo “Somos Igreja Jovem”; apresentação das candidaturas para acolhida da próxima Ampliada Nacional da PJ; estudo, avaliação e planejamento dos projetos nacionais da PJ; reflexão e encaminhamentos sobre a Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens; análise sobre a presença da PJ no CONJUVE; Campanha da Fraternidade 2013 e o envolvimento da Pastoral da Juventude; realização da Jornada Mundial da Juventude, peregrinação da cruz e ícone de Nossa Senhora e a participação dos jovens e assessores da PJ; e parcerias com organizações, entre outros temas afins.

Segundo Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da PJ, “esta reunião tem importância singular por reafirmar a proposta organizativa da PJ e também por ser a ocasião para a definição do local, tema e iluminação bíblica da próxima Ampliada Nacional da PJ”.




A Ampliada acontecerá em janeiro de 2014, sendo o espaço deliberativo para a organização da PJ no seu todo e começa a ser organizada a partir desta reunião, sendo desenvolvida ao longo de todo o ano de 2013 culminando na realização do evento em 2014.

Para Elayne Cristina, coordenadora nacional da PJ pelo regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), “a importância da reunião acontecer no norte do Brasil é muito significativa por várias questões, dentre elas a dimensão cultural, pois será momento de que os jovens e assessores oriundos de várias regiões brasileiras terão contato com a realidade amazônica”.

Acompanhe o desenvolvimento da reunião no site da PJ: www.pj.org.br ou pelas redes sociais: www.facebook.com/pastoraldajuventude e www.twitter.com/pjnacional.

Fonte: Site da PJ Nacional

19ª Romaria de Nossa Senhora


No dia 12 de Outubro, aconteceu na cidade de Alvorada, a 19ª Romaria de Nossa Senhora. Contando com a presença de milhares romeiros de toda Região.

“Esse momento de procissão, é um momento de amor e fé, pois Maria, simboliza o amor em 1° lugar”. Dona Liliani – Com. Nossa Senhora Aparecida – Alvorada.

A juventude de Alvorada também se fez presente, consigo, levava uma Cruz, que é o símbolo do Bote Fé e símbolo de vida para muitos de nossos jovens.

“A juventude também tem que ser forte e unida, ainda mais em momentos bonitos como o de hoje”. Marcelo, 15 anos – Com. Menino Jesus – Alvorada.


A celebração foi presidida pelo Bispo de nosso Vicariato, Dom Jaime Spengler, e também contou com a presença de diversos Párocos e Diáconos das Paróquias Alvoradenses.

“A procissão representa a nossa fé, nossa doação e nossa entrega a Deus, se eu fosse descrever a imagem de Maria escreveria um livro, pois ela representa muito a nossa fé.”. Alandoaldo - Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Ao final da celebração, a Cruz foi abençoada pelo Bispo do Vicariato e após foi carregada pelo espaço da celebração e os romeiros foram pedindo suas orações e encostando na cruz em forma de benção. Nesse mesmo momento, os Párocos fizeram a benção dos objetos.

“Esse momento simboliza, antes de tudo, um momento de fé, uma expressão de fé na região de Alvorada. Pois Alvorada, tem um povo trabalhador, um povo guerreiro, um povo humilde, um povo que tem muita fé, uma fé simples, porém, uma fé bonita. Destaco também a importância de nossos jovens na Romaria, que fizeram desse momento, um momento gigante, com toda humildade e com seu jeito de ser Igreja.” Dom Jaime Spengler, Bispo do Vicariato de Gravataí.

1 de novembro de 2012

100 jovens celebram o DNJ no Vicariato de Canoas


Em sintonia com a proposta nacional da Igreja no Brasil, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi celebrado no Vicariato de Canoas neste sábado, 27 de outubro. Neste ano, o DNJ foi realizado na Paróquia Santo Antônio, bairro Rio Branco, no município de Canoas. Estiveram presentes 100 jovens de diversas Comunidades Eclesiais, Expressões Juvenis e Congregações Religiosas. Com o grande desafio de animar e motivar os trabalhos com a juventude, a Paróquia Santo Antônio foi a grande casa de todos os grupos do Vicariato nesse dia.

Com o tema “Juventude e Vida” e lema “Qual vida vale a pena ser vivida?”, o DNJ iniciou com a leitura da Carta de Abertura (leia-a na íntegra clicando aqui). Os trabalhos na parte da manhã foram dirigidos pelo trio de animadores de palco. A partir da música “O mesmo rosto”, de Jorge Trevisol, os jovens foram divididos em seis grupos de partilha a fim de pensar sobre os seguintes versos adaptados: Dizem que o sol deixou de brilhar; Dizem que as flores mais belas não perfumam mais; Dizem que os jovens teriam deixado de amar; Dizem que deixamos de crer na esperança de poder mudar; Dizem que as lutas e os sonhos, o vento espalhou; Dizem que envelheceram as forças do amor. Nos grupos de partilha, foram construídos cartazes símbolos que expressaram as reações dos jovens frente a estas indagações. Foi muito bonito perceber que as últimas estrofes da música ainda animam o trabalho dos diversos grupos de jovens: “Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”!



Durante a tarde, Frei Wilson Dallagnol fez uma fala motivando os presentes a pensar com carinho sobre o tema do DNJ a fim de que seja possível uma tomada de posição para que a juventude tenha vida em abundância. Logo em seguida, aconteceram quatro oficinas simultaneamente: Teatro e Juventude, Juventude e Artes Circenses, PJ na JMJ e Encontro de Coordenadores. A oficina de Teatro foi facilitada por Sandino Rafael, que com auxílio de técnicas de Teatro do Oprimido, ajudou os jovens a organizar uma cena que retratasse a ação consciente e intencional de ser jovem que evangeliza outros jovens. Os jovens lembraram que a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens é um grande compromisso missionário que precisa ser cada vez mais assumido pelos grupos de base. A oficina de Circo foi facilitada por Gabriel Dias Martins, Joana Ludwig e Camila Martins e proporcionou aos jovens a vivência de alguns jogos circenses que só são realizados em coletivo. Para a partilha desta oficina os jovens relataram a importância do diálogo fraterno e envolvimento de todos para a construção de alternativas para o trabalho com a juventude.




A oficina sobre JMJ foi facilitada pela jovem Marina Marostica Finatto, que ensinou técnicas para produzir as bandeiras que os grupos irão levar ao Bote Fé Regionais em novembro. No momento de partilha, eles também ressaltaram a importância de que as bandeiras possam ser feitas de forma a envolver os grupos numa reflexão sobre o sentido dos símbolos da JMJ. E a oficina Encontro de Coordenadores teve como facilitadores o Frei Laércio e a jovem Mariele Diotti. Nela participaram os jovens que são coordenadores de todos os grupos presentes no DNJ. Eles conversaram sobre os trabalhos que desenvolvem bem como sobre a importância de organizar a Pastoral da Juventude como um espaço de diálogo e escuta dos diversos grupos de base existentes no Vicariato. Como compromisso, os coordenadores dos grupos convocaram uma Assembleia de Vicariato da PJ a ser realizada no dia 1º de dezembro.




Como símbolo da grande participação dos jovens no DNJ, cada um dos presentes customizou um pedaço de algodão cru que em seguida, foram juntados em uma bonita Colcha de Retalhos. Símbolo da diversidade que encontra uma unidade no convívio fraterno do diálogo, esta Colcha é a marca de um momento histórico para a Pastoral da Juventude do Vicariato de Canoas.

O DNJ foi encerrado com a Missa na Paróquia, onde os jovens foram animados pelo Pe João Batista a continuar na caminhada de preparação e evangelização rumo a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.




Agradecemos primeiramente a Paróquia Santo Antônio e em especial aos jovens do grupo Reluz que aceitaram acolher o DNJ neste ano e que contribuíram com a animação durante a manhã. Agradecemos também aos jovens do Celebra Jovem que contribuíram com a animação durante a tarde. Agradecemos a forte e intensa presença dos grupos de jovens JSC (Comunidade Santo Antônio, Sapucaia do Sul), JAC (Paróquia Imaculado Coração de Maria, Esteio), aos grupos da Rede Sagrado Coração de Jesus (Canoas), UPJ (Paróquia Imaculada Conceição, Canoas), JOCRE (Comunidade Coração de Maria, Canoas), CLJ (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Canoas), aos Freis Capuchinhos, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria e todos os demais colaboradores que contribuíram para que o DNJ tenha sido um grande sucesso!