Em sintonia com a proposta nacional da Igreja no Brasil, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi celebrado no Vicariato de Canoas neste sábado, 27 de outubro. Neste ano, o DNJ foi realizado na Paróquia Santo Antônio, bairro Rio Branco, no município de Canoas. Estiveram presentes 100 jovens de diversas Comunidades Eclesiais, Expressões Juvenis e Congregações Religiosas. Com o grande desafio de animar e motivar os trabalhos com a juventude, a Paróquia Santo Antônio foi a grande casa de todos os grupos do Vicariato nesse dia.
Com o tema “Juventude e Vida” e lema “Qual vida vale a pena ser vivida?”, o DNJ iniciou com a leitura da Carta de Abertura (leia-a na íntegra
clicando aqui). Os trabalhos na parte da manhã foram dirigidos pelo trio de animadores de palco. A partir da música “O mesmo rosto”, de Jorge Trevisol, os jovens foram divididos em seis grupos de partilha a fim de pensar sobre os seguintes versos adaptados: Dizem que o sol deixou de brilhar; Dizem que as flores mais belas não perfumam mais; Dizem que os jovens teriam deixado de amar; Dizem que deixamos de crer na esperança de poder mudar; Dizem que as lutas e os sonhos, o vento espalhou; Dizem que envelheceram as forças do amor. Nos grupos de partilha, foram construídos cartazes símbolos que expressaram as reações dos jovens frente a estas indagações. Foi muito bonito perceber que as últimas estrofes da música ainda animam o trabalho dos diversos grupos de jovens: “Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”!
Durante a tarde, Frei Wilson Dallagnol fez uma fala motivando os presentes a pensar com carinho sobre o tema do DNJ a fim de que seja possível uma tomada de posição para que a juventude tenha vida em abundância. Logo em seguida, aconteceram quatro oficinas simultaneamente: Teatro e Juventude, Juventude e Artes Circenses, PJ na JMJ e Encontro de Coordenadores. A oficina de Teatro foi facilitada por Sandino Rafael, que com auxílio de técnicas de Teatro do Oprimido, ajudou os jovens a organizar uma cena que retratasse a ação consciente e intencional de ser jovem que evangeliza outros jovens. Os jovens lembraram que a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens é um grande compromisso missionário que precisa ser cada vez mais assumido pelos grupos de base. A oficina de Circo foi facilitada por Gabriel Dias Martins, Joana Ludwig e Camila Martins e proporcionou aos jovens a vivência de alguns jogos circenses que só são realizados em coletivo. Para a partilha desta oficina os jovens relataram a importância do diálogo fraterno e envolvimento de todos para a construção de alternativas para o trabalho com a juventude.
A oficina sobre JMJ foi facilitada pela jovem Marina Marostica Finatto, que ensinou técnicas para produzir as bandeiras que os grupos irão levar ao Bote Fé Regionais em novembro. No momento de partilha, eles também ressaltaram a importância de que as bandeiras possam ser feitas de forma a envolver os grupos numa reflexão sobre o sentido dos símbolos da JMJ. E a oficina Encontro de Coordenadores teve como facilitadores o Frei Laércio e a jovem Mariele Diotti. Nela participaram os jovens que são coordenadores de todos os grupos presentes no DNJ. Eles conversaram sobre os trabalhos que desenvolvem bem como sobre a importância de organizar a Pastoral da Juventude como um espaço de diálogo e escuta dos diversos grupos de base existentes no Vicariato. Como compromisso, os coordenadores dos grupos convocaram uma Assembleia de Vicariato da PJ a ser realizada no dia 1º de dezembro.
Como símbolo da grande participação dos jovens no DNJ, cada um dos presentes customizou um pedaço de algodão cru que em seguida, foram juntados em uma bonita Colcha de Retalhos. Símbolo da diversidade que encontra uma unidade no convívio fraterno do diálogo, esta Colcha é a marca de um momento histórico para a Pastoral da Juventude do Vicariato de Canoas.
O DNJ foi encerrado com a Missa na Paróquia, onde os jovens foram animados pelo Pe João Batista a continuar na caminhada de preparação e evangelização rumo a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.
Agradecemos primeiramente a Paróquia Santo Antônio e em especial aos jovens do grupo Reluz que aceitaram acolher o DNJ neste ano e que contribuíram com a animação durante a manhã. Agradecemos também aos jovens do Celebra Jovem que contribuíram com a animação durante a tarde. Agradecemos a forte e intensa presença dos grupos de jovens JSC (Comunidade Santo Antônio, Sapucaia do Sul), JAC (Paróquia Imaculado Coração de Maria, Esteio), aos grupos da Rede Sagrado Coração de Jesus (Canoas), UPJ (Paróquia Imaculada Conceição, Canoas), JOCRE (Comunidade Coração de Maria, Canoas), CLJ (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Canoas), aos Freis Capuchinhos, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria e todos os demais colaboradores que contribuíram para que o DNJ tenha sido um grande sucesso!