29 de julho de 2012

1º Etapa da Escola da Juventude 2012


“Irá chegar um novo dia. Um novo céu, uma nova terra e um novo mar.
E nesse dia, os oprimidos, numa só voz a liberdade irão cantar.”

Começou a 11ª Escola da Juventude do Vicariato de Gravataí! A primeira etapa aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de julho, na Paróquia São Vicente de Paulo em Cachoeirinha. Foi trabalhada em cima da mística de Bélem, cidade bíblica que nos remete ao nascimento do Menino Jesus, as motivações para permear esta primeira etapa da ESCOJU foram duas: nossas escolhas e opções, assim como Maria optou pelo “SIM” ao anjo Gabriel na anunciação, assim como escolhemos e optamos em  nossas vidas, em nossas missões, em nossa juventude se vamos ser estrelas ou cometas. Estrela esta, que guiou os três reis magos até a manjedoura de Cristo, hoje ela nos ilumina e guia para nossas escolhas e opções pastorais, pessoais, profissionais.

A Escola da Juventude também trabalhou o Projeto de Vida, onde somos desafiados a refletirmos quem somos e como somos e a partir disto, nos modelarmos planejando o que queremos como queremos e o que seremos.


Subsídio para Semana Missionária da JMJ 2013


Na expectativa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o documento: "Caminhando para a JMJ 2013", um subsídio direcionado aos jovens e outro aos adultos, produzido pela Comissão Episcopal para a Juventude.


Preocupada em organizar bem a Semana Missionária da JMJ – dias que antecedem a jornada mundial no Rio de Janeiro, conhecidas anteriormente como Pré-Jornadas -, que ocorrerão em todo Brasil, a CNBB apresenta nos subsídios uma série de encontros “a fim de que todos, jovens e adultos de todas as comunidades cristãs, possam aquecer o coração e acorrer ao encontro de toda juventude brasileira, descobrindo nela o Cristo que se faz jovem e proporcionando-lhe oportunidades de viver a Vida em Plenitude, anunciada no Evangelho”.

Na apresentação do documento, o Secretário Geral da CNBB e Coordenador Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e Secretário Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ 2013, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, afirmam que o subsídio deseja levar os jovens e as comunidades a serem expressões vivas do Evangelho. Ao mesmo tempo, também pretende ser um instrumento que auxilie os jovens a evangelizar outros jovens.

"Que a riqueza deste material, a ser utilizado nos meses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude de 2013, nos desperte para a grandeza de ser cristãos e para a missão que Jesus nos confiou: 'Ide e fazei discípulos meus'”, destacam os bispos no documento.

O documento foi preparado tendo como pilares os objetivos da Semana Missionária da JMJ: proporcionar experiência cultural, suscitar compromisso solidário e oportunizar momentos de oração. 

O material, que também foi pensado e elaborado para auxiliar bispos, padres, diáconos, líderes leigos, coordenadores de pastoral, catequistas e coordenadores de grupos de família, traz os seguintes temas para os encontros: As Jornadas Mundiais da Juventude; Ir aos jovens; Encontro Pessoal com Jesus Cristo; Brasil: Nossa cara, nossa cultura; Fé e cultura; Ir aos pobres; Reconciliação; A centralidade da Eucaristia; e Jovens agentes da missão.

"Conforme os anos se passam, a cultura das JMJs não para de crescer. Segundo o Cardeal Rylko, responsável pelo Pontifício Conselho para Leigos em Roma, 'está surgindo entre nós uma geração JMJ!'. Tamanha é a força da experiência de poder participar com jovens do mundo inteiro da celebração da fé e da alegria de serem cristãos. O Brasil deseja ser parte deste caminhar tão importante que a JMJ promove. Nossos jovens, sempre acompanhados pela Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que visitaram dioceses de todo os cantos deste país, se colocam como peregrinos e discípulos missionários a caminho da terra sagrada que será o Rio, em julho de 2013", ressaltou, no documento, o diretor executivo do Setor Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, padre Leandro Lenin.

Clique para baixar:

Fonte: Site Jovens Conectados

19 de julho de 2012

Lançamento do blog PJ na JMJ


por Equipe Nacional do projeto Teias da Comunicação

Galera Pejoteira de todo Brasil, é com muita alegria que a Pastoral da Juventude Nacional lança seu blog para a Jornada Mundial da Juventude! Queremos neste espaço provocar toda a juventude a dar seu testemunho a partir do processo que tem sido construído no Brasil para a grande celebração em 2013 no Rio de Janeiro.

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais esse novo endereço www.pj.org.br/jmj! Esse nosso Blog será um espaço para que os Grupos de Base Pejoteiros espalhados pelo nosso país possam acompanhar tudo o que está rolando sobre a Jornada Mundial da Juventude de 2013.


Temos o espaço “Já fui” para as partilhas de quem já foi em alguma JMJ comentar sobre as experiências  vividas. Temos ainda a página da “Peregrinação da Cruz e Ícone” onde quem já recebeu esses símbolos em sua Diocese pode partilhar como foi a participação dos Grupos de Base nesse momento. Na página “Materiais” vocês encontrarão materiais para ajudar os Grupos de Base a celebrar esse importante momento da nossa Igreja, subsídios, roteiros e muito mais.

Um forte abraço e nos encontramos tanto por aqui, nas redes sociais, quanto nas estradas da vida que nos conduzem ao Reino!

Fonte: Site da PJ Nacional

16 de julho de 2012

Oração da JMJ 2013

Foi divulgada nesta sexta-feira, 13 de julho, a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013 que, irá acontecer no Rio de Janeiro. Confira abaixo.

ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

Mais informações: JMJ Rio 2013

13 de julho de 2012

Escola da Juventude 2012


"Curso de formação integral, vivência pastoral e comunitária."

O que queremos? Motivar o protagonismo juvenil e a participação nas comunidades, sensibilizando o jovem para a transformação da sociedade conhecendo os princípios da Igreja e também da Pastoral da Juventude. Reforçar a opção preferencial e irrenunciável da Igreja pela juventude e pela construção de um projeto de vida, relacionando FÉ e VIDA.

Está preparado pra Escola da Juventude deste ano?!? Está sabendo de tudo que vai rolar?!?

Estamos esperando por ti na Escoju!

A primeira etapa e a terceira etapa da Escola da Juventude inicia às 20hs e será na Paróquia São Vicente de Paulo, de Cachoeirinha (Rua Papa João XXIII, 316 - Vila Cachoeirinha - Cachoeirinha / RS - Pda 52).
A segunda Etapa será na Paróquia São Vicente Pai dos Pobres (Rua Marco Pólo, 699 – Bairro São Vicente – Gravataí).

O Investimento para cada etapa será de R$ 35,00.

Participantes e Critérios da ESCOJU:
- Jovens que participam do grupo de jovens há mais de um ano;
- Carta de indicação do grupo (assinadas pelo coordenador, assessor e/ou pároco) entregue junto com a ficha de inscrição no prazo determinado;
- Assumir o compromisso de participar de todas as etapas, em virtude dos assuntos abordados formarem um processo pedagógico/pastoral;
- Perspectiva de continuidade de trabalho;

Quer mais informações? Tem alguma dúvida? Ainda não tem a Ficha de inscrição? Nos comunica por e-mail: teiajovem@gmail.com

Fonte: Blog da PJ do Vicariato de Gravatai

Mais informações: teiajovem@gmail.com

12 de julho de 2012

1ª Etapa do "Na Contramão", na Paróquia São José


Pastoral da Juventude realiza 1ª etapa dos encontros "Na Contramão" na Paróquia São José do Fragata. Os encontros têm como objetivo formar jovens da Pastoral da Juventude para o protagonismo juvenil nas Comunidades Eclesiais de Base. Haverão mais três encontros, que culminarão com a missão jovem na CEB Divino Espírito Santo, na vila Carvalho. 


11 de julho de 2012

Domingão da PJ em Missão


"Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com teu povo é hora de transformar..sozinho, isolado ninguém é capaz..

Inspirados por este refrão e ainda  pela leitura de Atos 9 – 1,22, no ultimo dia 08/07, cerca de 70 jovens dos grupos de nosso vicariato estiveram reunidos no segundo Domingão da PJ. Este que aconteceu na Rede Comunidades São José, Comunidade Santa Rita de Cássia, na Morada do Vale I, em Gravataí/RS.


Durante a parte da manhã envolvidos em um espaço orante, pode-se refletir em relação à missão que se assume após se perder as vendas que cobrem os olhos.  Assim como Paulo/Saulo, diversas vezes em nosso dia a dia perguntamos “Quem és tu Senhor?”, “ O que queres de mim?”, isso por estamos cegos em meio à realidade em que estamos inseridos. No entanto, quando se percebe que aquele que nos fala é o próprio Cristo, se dá o SIM para o Projeto de Jesus. A partir disso se pensou nas escolhas que constantemente se faz ao decorrer da vida, uma delas é uma escolha pela Civilização do Amor, esta que não é uma tarefa fácil. Por isso não é para qualquer um, muito embora seja responsabilidade de todos. Requer coragem e audácia profética para enfrentar os adversários de uma cultura de paz, que disseminam, de forma virulenta, uma cultura de guerra e de morte, cujas principais vítimas são os jovens. Civilização que só pode ser construída amando.

Tantas partilhas foram feitas, tantos passos foram dados, mas se desejava mais, ir ao encontro das pessoas e mostrar o porquê ser grupo de jovens, o porquê escolher e acreditar em um Jesus que é jovem e nos ensina a caminhar. Com este pensamento os jovens foram divididos em 07 subgrupos e encaminhados para pontos diferentes das Moradas do Vale, nestes espaços onde realizaram a missão jovem, que consistiu em arrecadar alimentos e roupas para as famílias cadastradas no Banco de Alimentos do local. Ao todo foram arrecadados cerca de 180 quilos de alimentos não perecíveis, além de muitas peças de roupas e calçados. Este foi só o inicio, uma semente foi lançada na "terra", que possamos cultivar esta experiência e propaga-la em nossas comunidades. 

10 de julho de 2012

Cartaz da CF 2013 é apresentado na Expocatólica


Foi apresentado na noite de sexta-feira, 6 de julho, na ExpoCatólica, em São Paulo, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Realizada no auditório Cantareira, do Expo Center Norte, a cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.

Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. "O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos" disse o Cardeal.

Segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude."Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em resp0nder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade", disse Dom Eduardo.



O diretor geral das Edições CNBB, Padre Valdeir Goulart disse que o lançamento oficial será realizado em agosto, em Brasília, junto com o texto base e os subsídios. "Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica, especialmente aos meios de comunicação e aos empresários", disse o sacerdote.

A Feira se encerra domingo, dia 8. Vários estandes apresentarão suas empresas e produtos no segmento religioso, no ExpoCenter Norte.

A JMJ Rio2013 também está presente no evento, com as novidades para 27ª Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, foram apresentados detalhes da feira em 2013 - que será no Rio de Janeiro, dias antes da JMJ - palco da realização do “Bote Fé Brasil”, evento oficial na JMJ Rio 2013. O “Bote Fé” é realizado pela CNBB todos os meses nas dioceses por onde passam os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Em 2013, os dois eventos juntos, a ExpoCatólica Rio e Bote Fé Brasil ocuparão 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, tendo início dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da Jornada.

Fonte: Site da CNBB Nacional

2 de julho de 2012

Escolhida a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013

Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, o CD da Campanha da Fraternidade traz o Hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.

O hino poder ser executado em algum momento (mais adequado) da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside. 
“Por exemplo, em algum momento da homilia – o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio. Prioritariamente, o hino deve ser usado nos momentos de estudo e encontros de formação sobre a CF”, afirma o assessor de Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.

O hino da Campanha da Fraternidade de 2013 já foi escolhido. A CF 2013 terá como tema: “Fraternidade e Juventude”, e tem como lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O processo de escolha do hino passou por dois momentos: concurso para a letra e concurso para a música.

Na segunda quinzena de dezembro de 2011, representantes das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia, Juventude e Campanha da Fraternidade, juntamente com o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, escolheram a letra. Dentre as mais de 40 letras enviadas foi escolhida a do compositor Gerson Cezar Souza.

No final de maio deste ano, representantes das Comissões de Liturgia e Juventude, maestros convidados e o secretário geral da CNBB, escolheram a música.
“A CNBB recebeu mais de 100 contribuições e a equipe analisou cuidadosamente cada uma das composições levando em conta os critérios do concurso e as avaliações da CF deste ano”, disse o padre José Carlos Sala, ressaltando ainda a grande riqueza melódica, harmônica e rítmica em estilos, os mais variados, próprios da diversidade cultural do nosso país.

A música escolhida foi a dos compositores Gil Ferreira e Daniel Victor Santos.

Os bispos do Consep, reunidos em Brasília nos dias 19 e 20 de junho analisaram a composição e a aprovaram.


 Fonte: Site Jovens Conectados