30 de dezembro de 2009
24 de dezembro de 2009
15 de dezembro de 2009
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.
Como começou?
A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.
Quem a promove?
As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural). Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha.
Para que você possa efetivar e trabalhar melhor a temática da Campanha, estão disponíveis para download os seguintes materiais: logotipo, cartaz, adesivo e folheto em arquivos, JPG, PDF e Corel Draw.
Basta escolher o item abaixo e clicar para fazer o download.
Logotipo em Corel Draw
Logotipo em PDF;
Adesivo em PDF;
Adesivo em Corel Draw;
adesivo campanha vetor vs10.cdr
Cartaz em Corel Draw;
Cartaz Campanha_vetor vs10.cdr
Cartaz em JPG;
http://www.ccj.org.br/site/documentos/Cartaz_Campanha.jpg
Folheto em PDF;
Folheto em Corel Draw;
folheto campanha vetor vs10.cdr
Também estão disponíveis para download alguns materiais de diversos locais do país, de pessoas que pesquisam e trabalham com juventude, além de pesquisas e relatórios do governo e de ONGs sobre a temática de violência contra os jovens.
Para acessar os materiais, basta clicar neste endereço
http://www.ccj.org.br/site/downloads.php?op=AbreCat&idCat=10
Baixe a apresentação em power point da Campanha!
Apresentação da Campanha [versão atual].ppt
Como participar?
- Fazendo a discussão no grupo de jovens, na escola, na universidade, no trabalho, na família... (textos, indicações de filmes e livros disponíveis no site: http://www.juventudeemmarcha.org.br/).
- Participando dos seminários estaduais que acontecerão em 2010.
- Ajudando na organização das Atividades Permanentes de 2010 (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante, Dia Nacional da Juventude), cujos temas estarão em sintonia com a Campanha.
Contatos
Coordenação Nacional da Campanha
Email: contraviolencia.pjb@gmail.com
Site: http://www.juventudeemmarcha.org.br/
ENDEREÇO: Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia. CEP 40.100-000. Salvador/ BA. Tel. – (71) 40096616 (71) 40096618 (71) 96124859 (71) 88563012.
Juventude em Marcha Contra a Violência!Chega de violência e extermínio de jovens!
Fonte: http://www.ccj.org.br/site/noticias.php?op=VerNot&idNot=526
11 de dezembro de 2009
3 de dezembro de 2009
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)
Eixo temático: Cultura
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Na comunidade, partilhavam tudo entre si” (Atos dos Apóstolos, 2)
Eixo temático: Jubileu 25 anos
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15)
1 de dezembro de 2009
27 de novembro de 2009
18 de novembro de 2009
PJ da região pastoral de Caxias do Sul se reuniu para celebrar e planejar
13 de novembro de 2009
AMPLIADA DA COORDENAÇÃO REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE
31 de outubro de 2009
24 de outubro de 2009
Saiba mais da PJ de Pelotas :D
A PJ articulava os grupos de base, realizava encontros de formação paroquiais e diocesanos (dentre eles curso de animadores, escolas da juventude, etc.), organizava eventos de importância para diocese, como a confecção do tapete de Corpus Christi, e a organização da chamada ‘caminhada da juventude’, onde a juventude da Diocese caminha 28 Km até o Santuário de Nossa Senhora da Guadalupe na noite que antecede a Romaria da santa, e também o que ficou muito marcado na diocese, que foram os Festivais de Música e Arte da Juventude, sempre feitos para comemorar o DNJ, e resgatar na juventude a criatividade e o gosto pela arte.
Nos últimos anos, a PJ sofreu uma crise de organização, e ainda está em período de estabilização.
Mensagem de Hildete Emanuele por ocasiao do DNJ
Diocese de Novo Hamburgo
Neste ano já realizamos o 1º CDL diocesano, que aconteceu pelos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2009 e reuniu aproximadamente 25 jovens.O objetivo do curso foi, além de trabalhar as questões relacionadas a Dinâmica de Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo e Igreja Comunidade, foi também de reconhecer os/as jovens dos grupos de base da diocese. E, com esse reconhecimento, pudemos perceber os carismas que os nossos grupos são formados, facilitando assim o trabalho de formação integral desses/as jovens.
Estamos sonhando agora com o nosso Encontrão dos Grupos de Base, que vai acontecer no dia 22 de novembro, em Estância Velha. Vamos, com ele, celebrar o tema do DNJ deste ano, e também esperamos que o Encontrão seja um espaço de integração entre os/as jovens Pjoteiros/as.
A PJ também é presença na articulação do Setor Juventude da diocese, contribuindo assim para a valorização das diversidades das juventudes da Igreja.
Estamos cada vez mais conseguindo nos aproximar dos grupos de base da diocese, contribuindo com assessorias para eles em vista da consolidação de uma coordenação diocesana que responda às necessidades da evangelização da juventude.
DNJ's pelos pagos do RS
Encontro do Vicariato de Gravataí
Com o tema “Vem e Segue-me” os jovens vivenciaram diversos momentos de integração, dinâmicas, danças circulares sagradas, trabalhos em grupos, estudo bíblico e debates. Tudo isso, na mística da PJ, ressaltando o seguimento de Jesus Cristo, libertador do jovem.
Um grande abraço a toda Equipe que preparou o encontro, aos catequistas e em especial, aos jovens que participaram.
19 de outubro de 2009
Logo abaixo alguns links para fazer download de músicas, informativo da PJ do RS e máteriais.
Quem tiver algum material para compartilhar mande para pjdors@Yahoo.com.br
Informativo
Para receber os informativos da PJ do RS todos os meses deixe seu email no comentário desta postagem.
Músicas
Coração Civil - Milton Nascimento.mp3
Coração Livre - PJ Maringá.mp3
Eu creio na semente - PJ em canto.mp3
16 de outubro de 2009
As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e as vagas são limitadas. Para obter mais informações sobre o Seminário e fazer sua inscrição, acesse http://www.puebla.com.br/ ou escreva para seminario@puebla.com.br.
12 de outubro de 2009
DNJ's
Tema: Juventude e Terra
Lema: Juventude Construindo a Terra Prometida
Tema: Juventude e Participação
Lema: Juventude, Presença e Participação
Tema: Juventude e Educação
Lema: Juventude, Cadê a Educação?
Tema: Juventude e Trabalho
Lema: Juventude: Do nosso suor, a riqueza de quem?
Tema: Juventude e América Latina
Lema: Latino-americanos, por quê não?
Tema: Juventude e Ecologia
Lema: Ouça o ECO (logia) da Vida
Tema: Juventude e AIDS
Lema: Um Grito por Solidariedade
Tema: Juventude e Cultura
Lema: Nossa Cara, Nossa Cultura
Tema: Juventude e Cidadania
Lema: Construindo a Vida
Cartaz 2008
Cartaz 2009
21 de setembro de 2009
Faça chuva ou faça sol, somos Pastoral da Juventude...
12 de setembro de 2009
Diocese de Passo Fundo
Nosso objetivo principal é evangelizar e conscientizar a juventude a partir de suas realidades e a partir de atividades de formação integral e permanente.
Incentivamos a nucleação por acreditar que a juventude gosta, sabe e deve viver em grupo, aumentando assim sua força na transformação e construção de uma nova sociedade. A partir da vivencia em grupo o jovem começa a ser protagonista de sua própria história, descobrindo assim suas qualidades e potencialidades.
1- Organização;
2- Formação;
3- Assessoria e Acompanhamento;
4- Integração;
5- Evangelização e Missionariedade;
6- Nucleação.
Tem como objetivo realizar formação integral, trabalhando vários temas referentes a juventude. Já estamos nos encaminhando para a 23ª edição, que acontece nas férias de janeiro de 2009.São convidados a participar, jovens iniciantes representantes de seus grupos.
Tem como objetivo aprofundar o tema referente a Semana da Cidadania; partilhar as experiências vividas nas diversas realidades; fortalecer a nossa fé, celebrando a vida; levantar sugestões práticas referentes ao tema trabalhado. São convidados a participar os coordenadores dos grupos de jovens. Acontece geralmente no mês de abril, na Escajur.
É um encontro de formação e integração de jovens da Pastoral da Juventude das dioceses que compõem o Inter Diocesano Norte (Erechim, Passo Fundo, Frederico e Vacaria). A cada ano o encontro é realizado em uma das dioceses, em 2008 Passo Fundo foi quem acolheu. O tema a ser trabalhado é definido pela coordenação, sempre levando em conta a realidade e anseios da nossa juventude.
Tem como objetivo trabalhar e aprofundar o tema referente ao Dia Nacional da Juventude; aberto para a formação dos coordenadores de grupos.
Tem como objetivo resgatar a Mística e Espiritualidade da juventude, baseada na vida, nos ensinamentos e no Projeto de Jesus. Esse resgate é a integração de fé e vida, a qual consiste em crer, optar, seguir e testemunhar Jesus de Nazaré. Queremos despertar nos jovens um encantamento por esta mística de Jesus.
Acontece de 2 em 2 anos e são convidados jovens representantes de seus grupos. Será realizado neste ano de 2008 nos dias 15 e 16 de novembro, em Passo Fundo.
OBS.: No ano de 2009 não será realizado, em virtude que teremos a Assembléia Diocesana da Pastoral da Juventude.
É momento de avaliação! Avaliar é comparar o que conseguimos com o que desejamos alcançar. É o momento de parar, pensar e ver o que foi bom e o que poderia ser ainda melhor na caminhada da Pastoral da Juventude. E a partir disto indicar mudanças e caminhos a seguir.
É momento de planejamento! Devemos lembrar de nossos avanços e conquistas, mas não esquecer de nossas limitações e principalmente dos desafios que ainda precisamos alcançar.
E é momento de escolha do/da jovem liberado, que tem como missão representar a juventude da diocese de Passo Fundo. São várias as suas funções: ser presença motivadora do grupo, estar junto aos grupos; Organização das equipes, da assessoria, de materiais, relatórios; Organizar as questões administrativas, a Escajur, colocar em prática os encontros; Participação na coordenação diocesana de pastoral, coordenação de área... e mais uma infinidade de coisas...
Data: 05 e 06/dezembro de 2009
Local: a definir
Tem como objetivo principal reunir e integrar os diferentes grupos num momento celebrativo e festivo em comemoração ao seu dia.
Todo o último domingo de outubro é considerado o Dia Nacional da Juventude, comemoramos este dia com encontros estaduais, diocesanos, de área ou paroquiais. Todos os jovens são convidados a participar, fazendo ou não parte de grupos.
Este ano realizamos o Encontrão Diocesano da Juventude, no dia 24 de agosto. Teve como tema: “Juventude: chamada a cuidar da vida” e lema: “Temos mil razões para viver”. Foi um encontro que contou com a participação de mais de dois e mil e quinhentos jovens vindos de todos os cantos da diocese. Foi um momento lindo de animação e protagonismo jovem. Para o ano de 2009, a proposta é que os grupos de jovens organizem o DNJ em sua comunidade, paróquia e/ou área pastoral. No ano de 2010, a Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul estará realizando o 6° Encontro Estadual da Juventude, será realizado na Diocese de Santo Ângelo, na cidade de São Luiz Gonzaga (Santo Padroeiro da Juventude), ainda não temos data definida.
Tem como objetivo divulgar a Pastoral da Juventude, motivar a participação dos jovens e evangelizar de um jeito jovem. No ano de 2004 foi feito um bonito trabalho de Missões Jovens em 3 áreas pastorais. Em 2006 a cidade de Pontão foi contemplada com a Missões Jovens.
Temos projetos de dar continuidade a esta experiência de missão, levando a juventude de nossa diocese este jeito jovem de evangelizar. Essa é uma atividade diocesana, sendo que as áreas e paróquias poderão estar se organizando conforme suas realidades.
23 de agosto de 2009
“Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação. Somos gente nova vivendo o amor, somos comunidade povo do Senhor...”
Reunião com os coordenadores dos grupos de jovens do Vicariato de Gravataí.
Um agradecimento especial a todos os grupos de jovens que ajudam na construção dos sonhos da Pastoral da Juventude!!!
16 de agosto de 2009
Convite para Lançamento do Grito dos Excluídos - 2009
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos - e se estendem por todo o território nacional.
Mais informações: www.gritodosexcluidos.org