20 de junho de 2011

Seminário Ecumênico de Bíblia e Juventudes 2011

16 e 17 de Julho de 2011, em São Leopoldo/RS

Você está convidada/o a participar de mais esse encontro, aberto para jovens de todo o Rio Grande do Sul e de todas as igrejas. Na ocasião, refletiremos sobre a temática dos grupos de base.Tema: “Grupos de base: ainda é possível?”

Texto bíblico para reflexão: 1 Coríntios 11,17-34 [ler o texto]

Local: CEPA – Centro de Espiritualidade Padre Arturo
Rua Paraguaçu, 220 – Parque Campestre – Arroio da Manteiga
São Leopoldo – RS [como chegar]

Valor da inscrição: R$ 30,00

Mais informações: possatojr@gmail.com (José Luiz Possato Jr.)

Realização: CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos) e ONG Trilha Cidadã
Traga sua roupa de cama, Bíblia, instrumentos musicais, material de anotação e muita disposição e animação!


INSCRIÇÃO neste link: http://cebirs.wordpress.com/2011/06/12/seminario-ecumenico-de-biblia-e-juventudes-2011/

14 de junho de 2011

Carta de apoio ao movimento dos/as estudantes da PUC-RS contrários/as ao DCE e de repúdio às agressões realizadas pelos integrantes do DCE a alunas da PUC-RS


Por acreditar em processos de educação que priorizam a formação cidadã, crítica
e participativa dos jovens que nós, Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), existimos. Por
acreditar em Jesus, um homem que foi referência do seu tempo e que lutou contra as estruturas
que oprimiam, enganavam e manipulavam que somos PJE e que formamos jovens para que
sejam fermento na massa e que lutem por uma sociedade justa e libertadora, construindo a
civilização do amor.

O ambiente educativo não pode e não deve ser um lugar de violência, opressão e
mentiras. Deve ser um espaço democrático que forma a juventude não apenas para o âmbito
acadêmico, mas para a vida e que ousa sonhar com jovens mais participativos e que não se
calam diante da opressão. Justamente por lutar pela vida que a PJE repudia qualquer
ato de violência contra os e as estudantes da PUC-RS, que ao exigirem um DCE
mais transparente e um processo democrático para eleição das chapas e dos/as
delegados/as do CONUNE, foram covardemente agredidos e agredidas.

A resistência destes jovens vai servir de inspiração para muitos outros por este Brasil.
É preciso expulsar os vendilhões do templo, garantindo que o DCE da PUC-RS seja um espaço
de luta, mas uma luta pacífica e coerente, não de covardia, mentiras e agressões a mulheres
estudantes que sonham em fazer da universidade um espaço de luta e de transformação social.

A Pastoral da Juventude Estudantil apóia esta luta por um DCE limpo, transparente
e democrático, acreditando que a violência nunca vai ser um meio de transformação social.
Também, repudia qualquer ato desta natureza, assim como qualquer ameaça política aos e às
estudantes que se organizaram através do movimento estudantil.

Jovens estudantes da PUC-RS, estamos na luta com vocês!
Equipe Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil.

10 de junho de 2011

Roteiro sobre o Dia dos Namorados

Queridos amigos e queridas amigas.

“O Amor é fogo que arde sem se ver”

Estamos chegando próximo ao Dia dos Namorados. Namoro é um assunto constante em meio a juventude. Namorar é cativar, cortejar, atrair, cobiçar, seduzir, desejar, apaixonar, enamorar entre outras expressões do mundo juvenil.  É a vivência da afetividade e sexualidade dos e das jovens. É uma forma autêntica da mais profunda, universal e significativa experiência humana: O AMOR.
Frente a sociedade consumista que apresenta o Namoro como algo banal, descartável e imediato, o Projeto Tecendo Relações, lançado recentemente na Ampliada Nacional da PJ em Imperatriz/MA, visa aprofundar a reflexão sobre questões de sexualidade, afetividade, gênero e corporeidade. Para tanto, segue um pequeno Roteiro de Celebração para o Dia dos Namorados. O mesmo pode ser utilizado como ferramenta para os Grupos de Jovens da PJ organizarem em suas comunidades uma bonita celebração envolvendo os casais de namorados, e até noivos e casados como eternos enamorados.
Esperamos contribuir com a formação e educação na fé dos jovens e das jovens apaixonados de todo o Brasil.

Atenciosamente,
Equipe Nacional do Projeto Tecendo Relações

Baixe o arquivo - Clique aqui

9 de junho de 2011

Jovenes de Frontera



En un clima de reflexión y celebración de nuestra fe, hemos participado laicas y  laicos, religiosas y religiosos, diáconos, sacerdotes y obispos de 14 diócesis en Argentina, Brasil y Uruguay, convocados alrededor del siguiente objetivo:
“Los vecinos se encuentran para compartir, reflexionar y celebrar la compasión de Jesús y asumir el desafío ante un número creciente de jóvenes deteriorados por la adicción a las drogas”

    Nuestro camino cuenta 19 años de historia compartida en la frontera como oportunidad; somos quienes somos de un lado o del otro; nos enriquece poder reconocernos mutuamente en diversos idiomas, colores, perspectivas, acentos, relatos, experiencias, ideas y sentimientos.
        Este año nos hemos expuesto delante de una realidad; conocemos muy de cerca la situación de tantos hermanas y hermanos nuestros, especialmente jóvenes y familias, que sufren el flagelo y las consecuencias de diversas adicciones.
    El intercambio se enriqueció con el aporte de expertos que nos presentaron aristas de esta problemática desde el punto de vista médico, sicológico, social y pastoral. También escuchamos testimonios de diferentes caminos de rehabilitación: “Amor Exigente”, “Fazenda de la Esperanza”, "Proyecto Renacer", “Un Día nuevo” y “Hogar Goshen” y la palabra de la Directora Departamental de Salud de Rivera y del obispo responsable de la Comisión sobre Drogodependencia de la Conferencia Episcopal Argentina (CEA).
    Iluminados por la compasión de Jesús y en la senda señalada por los Obispos de América Latina en Aparecida 2007 donde manifiestan la necesidad de una lucha frontal contra el consumo y tráfico de drogas, llaman a la responsabilidad de los estados y de la sociedad civil y alientan a las comunidades a una presencia activa; un  camino de rico diálogo y comunicación en los grupos nos permite reafirmar varias claves que nos guían en nuestras comunidades.

    1. La necesidad de enfrentarnos con la verdad, asumiendo una realidad dolorosa, frecuentemente negada en la vida personal, familiar, institucional.
    2. Toda adicción es esclavitud, destruye vínculos, impide compromisos estables. Todo se derrumba.
    3. Cada persona es única e irreemplazable, capaz de amar y digna de ser amada, para la que Dios tiene un proyecto intransferible.
    4. La liberación profunda y auténtica acontece en el alma, tocada por el Espíritu y que se irradia en el cuerpo y en la convivencia.
    5. Los caminos de prevención y rehabilitación necesitan de una familia que recupere su rol y sea un espacio de afectos autenticos y exigentes, capaces de desarrollar a sus miembros.
    6. En orden a una prevención y rehabilitación más eficaces, necesitamos integrar mejor los distintos sectores de la sociedad, como educación, sistemas de salud, legislación, comunidades terapéuticas y la voz de las familias.

En la frontera Rivera-Livramento
Uruguay-Brasil, a los 2 días del mes de Junio de 2011,
90 Participantes de las Diócesis de: 

·                     Concordia, Gualeguaychú, Posadas, Goya, en Argentina.
·                     Bagé, Foz do Iguaçú, Frederico Westphalen, Chapecó, Santo Ângelo y Uruguaiana, en Brasil.
·                     Melo, Salto, Tacuarembó y Maldonado en Uruguay.

"É muito gostoso esse nosso aconchego..."


por Anelize Müller - grupo UPJ

No último domingo (05/06/2011) jovens da Paróquia Imaculada Conceição, em Canoas, se reuniram na casa das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã para pensar a vida em comunidade. Este dia de recolhimento teve por objetivo concluir um ciclo de cinco meses rezando, uma vez por semana, o Ofício Divino da Juventude.
O dia foi cheio de reza, partilha e alegria, onde a juventude teve a missão de refletir seus próximos passos neste caminho bonito e inquieto. A juventude compartilhou seus sonhos, suas angústias e um pouco de suas histórias de vida.
Foi um ótimo encontro para trocar experiências, revigorar as forças e organizar os passos desses jovens que lutam pela defesa da vida da juventude e vivem a Palavra. O Domingo, trazendo a glória do Cristo ressuscitado, trouxe também a alegria da vivência e formação, contando com o apoio de assessores que vivem a evangelização.
A esperança e a construção dos sonhos da Juventude vão perdurar com muita alegria, união e coragem, seguindo o caminho da paz e da justiça com o belo refrão que encantou a todos: “É muito gostoso o nosso aconchego, esse nosso chamego, essa nossa alegria de ser feliz!”



2 de junho de 2011

Núcleo Betânia abre inscrições para o Projeto AnunciAção


Com alegria, ousadia e esperança o Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia traz para o palco da vida a novidade do Projeto AnunciAção. Uma proposta de formação para jovens envolvidos em comunidades onde o protagonismo juvenil é opção preferencial. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição e envie para o e-mail nucleobetania@gmail.com até o dia 26 de junho.
Baixe a ficha de inscrição clicando aqui.

Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude reúnem-se no Distrito Federal

No seguimento a Jesus e no compromisso com a vida da juventude, jovens e assessores estiveram reunidos em Ceilândia.

Entre os dias 19 e 22 de maio de 2011, sob o manto de N. S. Aparecida, nas terras de Ceilândia (DF), a Coordenação e Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) esteve reunida conversando e dialogando sobre a caminhada da PJ no Brasil, à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e no desejo de ser sempre coerente no seguimento a Jesus e na defesa da vida da juventude.
Durante os quatro dias os jovens e assessores se debruçaram sobre diversos assuntos, entre eles: avaliação da Ampliada Nacional da PJ, ocorrida em janeiro deste ano na diocese de Imperatriz (MA); elaboração do Plano de Ação Pastoral da PJ (2011-2016) e os Projetos Nacionais da PJ; X Encontro Nacional da PJ, a ser realizado em janeiro de 2012, na Arquidiocese de Maringá (PR); Análise de conjuntura eclesial; Caminhada da PJ nos regionais; Jornada Mundial da Juventude; II Conferência Nacional de Juventude; Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens; e Projeto de Revitalização da PJ na América Latina.
A reunião contou com a presença de jovens de dezesseis regionais da CNBB, do Secretário Nacional da PJ, Thiesco Crisóstomo, da Comissão Nacional de Assessores e ainda com participação especial do assessor nacional do Setor CEBs na CNBB, Sérgio Coutinho.
Segundo o jovem, Luis Duarte, membro da Coordenação Nacional da PJ representando o regional Centro-Oeste, a reunião foi um forte momento para partilha, troca de experiências, organizar e potencializar a ação evangelizadora da PJ junto às juventudes, diante do cenário eclesial existente após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, e também de reafirmar o compromisso com a vida da juventude por meio da participação na Comissão Organizadora da II Conferência Nacional de Juventude, promovida pelo Governo Federal, a ser realizada em dezembro de 2011.
Nos próximos meses estará sendo encaminhado o Plano Pastoral da PJ para os próximos seis anos, assim como subsídios visando dinamizar a participação da juventude católica nas Conferências Estaduais e Municipais de Juventude e outros materiais da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.
Na celebração eucarística de encerramento, os participantes foram enviados para suas casas na missão de como discípulos missionários, amar a juventude até o fim.

Fonte: Luis Duarte e Joaquim Alberto - Site Nacional da PJhttp://migre.me/4HMwN

PJs na Jornada Mundial da Juventude de Madri


Neste ano o Papa Bento XVI convida toda a juventude católica do mundo a estar “enraizada e edificada em Cristo” e a ser “firme na fé”, por meio da Jornada Mundial da Juventude de 2011, que acontecerá nas belas e acolhedoras terras de Madri, capital da Espanha.
Estar enraizado em Cristo é princípio de todos nós, seguidores de Jesus. Não é possível ser discípulo de Jesus se não estamos enraizados/as n’Ele. E se não estamos enraizados n’Ele não seremos firmes na fé e consequentemente não poderemos gritar o Evangelho com nossas vidas e nem ajudar na construção da Civilização do Amor.
Movidos/as pelo desejo de celebrar o seguimento de Jesus e de estar sempre enraizados e edificados em Cristo milhares de jovens de todo o mundo se encontrarão com o Papa e com nossos Pastores no mês de agosto em Madri, para uma experiência que deseja marcar a vida de todos/as os/as jovens do mundo que fazem a opção de seguir Jesus.
A CNBB, através do Setor Juventude, está organizando a Delegação Oficial do Brasil para a JMJ 2011 que levará à Madri mais de 600 jovens, assessores, religiosos, padres e bispos para Madri. As Pastorais da Juventude do Brasil estão inseridas nesse processo e têm a felicidade de participar da delegação oficial com um grande número de delegados de todos os cantos do Brasil. Sem contar todos os jovens, assessores e amantes da juventude que participam por iniciativa própria da JMJ, com o intuito de vivenciar este importante e marcante acontecimento da vida Igreja, em favor da juventude discípula de Jesus Cristo.
Para a jovem Paula Grassi, delegada da diocese de Caxias do Sul, RS e participante da Coordenação Nacional da PJ, participar da JMJ é uma grande oportunidade para partilhar experiências com jovens de todos os continentes e vivenciar a solidariedade e a perseverança que brota nos diversos rostos presentes. E enquanto jovem latino - americana, estarei juntos das minhas irmãs e irmãos, anunciando a experiência do seguimento de Jesus Cristo no querido continente.
O jovem Neyl Santos, delegado da diocese de Olinda e Recife, PE e membro da equipe da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), acredita que a JMJ pretende ser um momento de aprofundamento da fé juvenil, fé que, aliás, é uma característica da juventude.
Para ajudar na preparação e na vivencia da JMJ 2011 a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) está preparando textos e roteiros, que serão divulgados e disponibilizados, para aqueles/as que irão ou não para a JMJ. O desejo é que todos os grupos de jovens do país possam viver um pouco da JMJ mesmo não estando em Madri.



FONTE: Equipe Teias da Comunição -  Site da PJ Nacional - http://migre.me/4HITi