25 de maio de 2011

Boletim Informativo de Passo Fundo


Olá Galera!

Está pronta mais uma edição do informativo Presença Jovem!! Este é o jornal da PJ da Arquidiocese de Passo Fundo e já está na edição número 191, baixe o nosso informativo clicando aqui.
Boa leitura a todos(as)!!!!!!

Abraço,
Joel Picoli





23 de maio de 2011

Escolas da Juventude: um jeito de Evangelizar e Cuidar

No ano passado celebramos o jubileu dos 30 anos da Pastoral da Juventude articulada na Diocese de Santa Cruz do Sul. Neste período, fizemos uma retomada histórica da caminhada de evangelização em forma de um pequeno documentário. Ficou evidente que a formação sempre foi uma das prioridades ao longo dessa história. E um importante espaço de formação foram as Escolas da Juventude, com diferentes formatos metodológicos e nomenclaturas, que merece destaque por ser realizada na Diocese, de forma não seqüencial, desde 1980.    
Este ano, desde a Ampliada Diocesana em dezembro de 2010, optamos em descentralizar o processo formativo da PJ. Tudo na perspectiva de um grande laboratório para ser avaliada e re-articulada na 20ª Assembléia Diocesana da PJ em novembro deste ano. Nesse sentido, a Escola da Juventude acontece de forma regionalizada para se fazer mais próxima as realidades específicas e tentar responder, de forma mais abrangente, as necessidades das juventudes.
Cremos que a formação nas Escolas da Juventude não se resume a uma mera reflexão sobre grandes conteúdos teológico-pastoral, mas deve ser a própria expressão da vida, missão e fé das juventudes. Não é um espaço de instrução, mas de partilha fraterna da vida e das vivências acumuladas. Não é um espaço onde alguns sabem e a maioria não, mas pelo contrário, é um espaço onde há um diálogo aberto e fraternal de saberes diferentes. Parte-se da premissa de todos/as tem algo a partilhar e de que a formação é um processo coletivo. Isso é Evangelização das Juventudes. Evangelizar é, portanto, um processo permanente de diálogo, tomada de posição e horizontalidade, onde o Espírito de Deus anima e inspira essa comunhão, anunciando assim, a libertação integral e a vida plena para todos/as.
Portanto, fazer Escolas da Juventude é um jeito alegre, simples e profundo de Evangelizar. Evangelização que supõe testemunho de uma opção clara pelo Reino. Supõe, além disso, uma atitude de cuidado. Só há verdadeira Evangelização onde há cuidado. Urge saber cuidar da vida em todas as suas manifestações, mas em especial, nos rostos sofridos dos/as jovens exterminados pela violência. Eis o seminal convite; sejamos cuidadores/as do precioso tesouro da Vida!

Escola da Juventude da Região Sul
Paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul
1ª Etapa: 3 a 5 de Junho
2ª Etapa: 8 de Outubro

Escola da Juventude da Região Centro
Paróquia Tereza de Vera Cruz
1ª Etapa: 17 a 19 de Junho
2ª Etapa: 1 de Outubro
 
Sérgio Hauth Júnior
Articulador da PJ da Diocese de Santa Cruz do Sul   

18 de maio de 2011

PJ de Marau realizou retiro

por Mateus Fernandes da Silva

 RETIRO 14 E 15 DE MAIO
TEMA: O JOVEM E A SOCIEDADE
ASSESSORA: PAULA GRASSI

O Retiro teve início no sábado a tarde as 13:15 e encerrou as 12h de domingo, sendo muito proveitoso. Foram debatidos os seguintes assuntos:

*Olhar sobre a realidade urbana, rural - como é o rosto da juventude;
*Enfoque que ser jovem não é a mesma coisa que em outras épocas;
*Concepções de juventude;
*Os conceitos biológicos, psicológicos, demográficos e sociológicos;
*As necessidades da juventude: da diversidade étnica, da educação de qualidade, do desemprego e a precarização do trabalho;
*A violência juvenil;
*De como dinamizar um grupo de jovens: o que é um grupo de jovens? Porque nos reunimos enquanto grupo de jovens da igreja? O que o grupo de jovens deve ser lugar de quê?;
*Concepção de pastoral da juventude;

Também pensamos como cativar os jovens a fazer a caminhada de vida na PJ.
* Como ser um jovem diferente atuando na sociedade,
*O jovem perante a sociedade de hoje, como se inserir de forma a poder dar a sua contribuição, o exemplo, o testemunho a sua ajuda.
*Onde que posso ajudar enquanto um jovem pejoteiro.

As 18 h de sábado participamos da missa na Igreja Matriz, onde cerca de 50 jovens estiveram presentes. O próximo retiro da PJ Marau está marcado para os dias 10 e 11 de setembro.
No fim do encontro, para marcar a Semana da Cidadania, foram doados os alimentos recolhidos na inscrição a ABESFA como gesto concreto da Pastoral da Juventude de Marau na comunidade. Tudo isso foi muito valioso, muito proveitoso, pois, a PJ proporciona essas oportunidades de formação de vida para que surjam novos homens e novas mulheres, novas lideranças na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária fazendo com que o Reino de Deus aconteça, lutando sempre pela vida da juventude a qual é missão de todos nós. 

15 de maio de 2011

Carta da PJ para os Bispos em ocasião da 49ª Assembleia Geral

Marabá-PA, 03 de maio de 2011.

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.” (Lc 10, 11.14-15)

Prezados senhores, amigos da juventude,
Bispos do Brasil,

                Que o Divino que faz morada na juventude, esteja sempre com os senhores!

É com muita alegria que nós da Pastoral da Juventude do Brasil (PJ) com estas simples palavras nos dirigimos aos nossos Pastores que estão reunidos nestes dias, sob o manto da Mãe Aparecida, por ocasião da 49ª Assembleia Geral da CNBB.
A PJ é imensamente grata ao Deus de bondade pelo dom da vida dos senhores, que no seguimento a Jesus Cristo doam suas vidas pelo bem do Povo de Deus e pelo bem da Igreja, anunciando e testemunhando Cristo e, além disso, amam a juventude e por ela dedicam parte de seu ministério episcopal.
Somos muito gratos e muitos felizes por toda preocupação dos senhores para com a evangelização da juventude em nosso país. De modo especial queremos agradecê-los mais uma vez, pelo Documento 85, aprovado em 2007, que tem sido luz a iluminar a missão evangelizadora com a juventude, que todos nós, somos chamados a realizar. Nós da PJ temos feito um grande esforço, de difundir e estudar o Documento 85 em todas as nossas instâncias organizativas.  Queremos e lutamos para que o mesmo seja assumido integralmente por todos/as que assumem a juventude como causa e por todas as forças evangelizadoras da juventude em nossa Igreja.
Há pouco mais de quatro meses a PJ do Brasil fez sua morada nas belas e acolhedoras terras de Imperatriz, MA, por ocasião da Ampliada Nacional da PJ. Em momentos de debate, estudo, oração, missão, leitura orante da bíblia e discernimento, com os olhos fixos em Jesus e na defesa da vida da juventude, avaliamos e planejamos a caminhada da PJ no Brasil. Muito nos alegrou a presença de Dom Eduardo Pinheiro, nosso Bispo Referencial; de Dom Vilson Basso, bispo referencial da juventude no Regional Nordeste 5; de Pe. Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude, e dos demais Bispos do Maranhão que nos visitaram, enriquecendo os debates de nossa Ampliada.
Na Ampliada, no desejo de fortalecer a caminhada dos Grupos de Jovens (razão de ser da PJ e sua prioridade), assumimos seis projetos nacionais:
·      Caminhos de Esperança – Formação de Lideranças e Assessores/as para acompanharem os Grupos de Jovens;
·      Mística e Construção – Atua com a espiritualidade e com a formação litúrgica, bíblica e catequética;
·      AJURI – Pauta em suas iniciativas a diversidade cultural da juventude de nosso país;
·      Teias da Comunicação – Articula e potencializa a comunicação da PJ, propondo uma comunicação pautada nos valores evangélicos;
·      A Juventude quer Viver – Pauta a defesa da vida da juventude e a participação na construção de políticas públicas de juventude; e
·      Tecendo Relações – Dialoga com a juventude e os grupos de jovens sobre a temática da afetividade e sexualidade em sintonia com as orientações da Igreja.

Neste ano além da Ampliada Nacional, estamos vivendo a preparação do X Encontro Nacional da PJ, que acontecerá na cidade de Maringá, PR, em janeiro de 2012, onde em momentos de estudo, debate, celebração eucarística, missão e oração debateremos e refletiremos sobre o tema: “Somos Igreja Jovem!”. Tudo isso em consonância com a memória da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina, convocado e organizado pela Seção Juventude do CELAM, e com a preparação da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em nosso país no ano de 2013.
Neste ano também estamos nos preparando de forma intensa para participarmos da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, Espanha, sendo motivados pela organização do Setor Juventude e ainda mais sabendo que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, anunciará a boa-nova de que em 2013 o Brasil será a casa da juventude católica do mundo. Colocamo-nos a disposição para ajudar na preparação da JMJ em 2013. Queremos que a JMJ de 2011 e que a JMJ em 2013 sejam momentos singulares da caminhada da Igreja Jovem Mundial.
Nós da PJ temos realizado nos últimos meses um cadastro nacional dos grupos de jovens e dos/as assessores/as que acompanham a juventude e todas as expressões juvenis em nosso país. Estamos muito felizes com os resultados desses cadastros, pois a cada dia cresce o número de grupos e de assessores/as cadastrados.
Muito nos alegra também a preparação e realização das Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude) que em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, com o Documento 85 e com o Documento de Aparecida refletem a realidade da juventude brasileira. A cada ano as atividades permanentes são assumidas por mais grupos de jovens, escolas, paróquias e dioceses. Segundo levantamento ainda em fase de conclusão, o último Dia Nacional da Juventude, celebrado em outubro/novembro de 2010, foi celebrado em mais de 200 dioceses.
Seguimos ainda firmes ao mandato de Cristo, que nos diz: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10) e as orientações do Documento 85, que na oitava pista de ação nos fala da garantia da vida da juventude, continuamos com a “Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens” que contribui com o grito pelo fim de todo tipo de violência que ceifa a vida da juventude em nosso país.
Em consonância com a Missão Continental traduzida para a juventude na América Latina, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil, foi e continuará sendo assumido em nossas ações para a vivência intensa como Igreja junto à juventude.
Reafirmamos também o nosso ser Igreja e nosso apoio ao Setor Juventude da CNBB, espaço de comunhão de todas as expressões comprometidas com a evangelização da juventude. Desejamos que com todas as expressões evangelizadoras da juventude possamos, por meio do Setor Juventude e no respeito a cada identidade, espiritualidade e metodologia no trabalho com jovens; defender a vida da juventude e gritarmos o Evangelho com nossas vidas, como nos dizia Dom Helder Câmara.
Fazemos votos de que a 49ª Assembleia Geral da CNBB produza muito frutos na Igreja do Brasil. Estamos em sintonia e oração para que a Assembleia corra na Paz de Deus, Pai de Amor.  Aproveitamos para agradecer a presidência da CNBB e às Comissões Episcopais que durante estes últimos quatro anos animaram a Ação Pastoral da Igreja no Brasil.
Continuamos rogando ao Deus da Vida que continue a derramar suas bênçãos sobre os senhores, que dedicam sua vida ao serviço do Reino.
Que juntos, como os discípulos missionários de Jesus Cristo, possamos ir ao encontro dos mais sofredores levando a eles o amor infinito de Deus.
Que a Virgem Aparecida, Mãe da Igreja, do Brasil e nossa Mãe, esteja sempre ao vosso lado.
Na fraternura juvenil,


Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (Thiesco)
Secretário Nacional da Pastoral da Juventude
Pela Coordenação e Assessoria Nacional da PJ


6 de maio de 2011

Arte da espiritualidade juvenil

por Núbia Dutra - PJ Diocese de Uruguaiana

Os jovens da Diocese de Uruguaiana, nos dias 30/04 e 01/05, vivenciaram momentos maravilhosos de arte e espiritualidade. Aprenderamo danças circulares com as quais transmitiam a sensação de paz, amor, fé e alegria de viver no “Encontro com cristo”. Este momento foi assessorado pela jovem animadora Marcele Wolf (Núcleo de Assessoria Betânia e Vicariato de Porto Alegre). Também tivemos oficinas de arte, onde os próprios jovens produziram camisetas e instrumentos musicais.
Para a apresentação dos “arteiros e arteiras” da Pastoral da Juventude foi realizado um “Sarau” à noite para expor as danças, camisetas, e os instrumentos musicais recicláveis. Também prestigiamos peças de teatro apresentadas pelos próprios jovens de nossa Diocese tendo a assessoria da Pâmela Grassi da Diocese de Caxias do Sul. No domingo participamos da Santa Missa, e após tivemos avaliação final do encontro e bênção de envio.
Este encontro teve a organização do Colegiado Diocesano da PJ de Uruguaiana e assessoria de Marcele Wolf (Núcleo de Assessoria Betânia e Vicariato de Porto Alegre), Pâmela Grassi (Caxias do Sul) e a participação também de Sérgio Hauth (Santa Cruz do Sul).
Agradecemos pela presença dos jovens que aproveitaram imensamente a oportunidade da  Arte da espiritualidade.


Comissão da CNBB para a Juventude


Os bispos que participam da 49ª Assembleia da CNBB acabam de aprovar a criação de uma Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Com a decisão, os assuntos de juventude que eram tratos num dos Setores da Comissão para o Laicato ficam sob a responsabilidade da nova Comissão.
A proposta de uma Comissão exclusiva para a Juventude foi um pedido dos bispos referenciais da Juventude nos 17 regionais da CNBB e defendida na Assembleia pelo bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom Eduardo Pinheiro, atual responsável pelo Setor Juventude da CNBB.
Um dos principais argumentos usados por dom Eduardo foi a opção da Igreja no Brasil pela urgente evangelização da juventude, expressa no Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude”.

FONTE: Site CNBB Nacionalhttp://migre.me/4sY7y

4 de maio de 2011

PJs se reúnem com Coordenadoria Estadual de Juventude

por Paula Grassi - PJ Caxias do Sul

No dia 03 de maio em Porto Alegre, aconteceu uma reunião entre a Pastoral da Juventude Estudantil, a Pastoral da Juventude do RS e a Coordenadoria Estadual de Juventude do Governo do Estado. Estiverem presentes na conversa Maurício Piccin, coordenador estadual da juventude, Paulo Lima, representante da Secretaria Nacional de Juventude, Carina, estagiária da Coordenadoria, Patrícia Viera, PJ do Vicariato de Porto Alegre e Comitê Estadual da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, Giuliano Amaro, Assessoria da PJ do Vicariato de Canoas e da CRPJ, Paula Grassi, PJ da Diocese de Caxias do Sul e CRPJ, Bruno Oliveira, Coordenação Estadual da PJE, e Lucas Bell, PJE de Canoas.
O coordenador de juventude, Mauricio Piccin, apresentou a agenda de juventude do governo estadual, destacando a Conferência Estadual de Juventude que irá acontecer no segundo semestre desse ano e a criação do Conselho Estadual de Juventude, também previsto para 2011. Além disso, colocou a importância da juventude se mobilizar no Estado para a conquista de espaços e políticas públicas.
As Pastorais da Juventude presentes apresentaram as prioridades desse ano para o trabalho pastoral: Acampamento dos 30 anos das PJ’s do RS e a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
Piccin ressaltou a importância do debate da Campanha estar inserido em espaços do governo, como o Departamento de Droga, além de colocar a Coordenadoria de Juventude como apoiadora da Campanha Contra a Violência.

2 de maio de 2011

Assine a revista Redemoinho


A revista Redemoinho é uma publicação trimestral destinadas para educadores/as, assessores/as e jovens lideranças interessados nas temáticas da realidade juvenil. A revista quer divulgar e publicizar as dicussões, reflexões e estudos feitos sobre juventudes partindo da prática e da sistematização destas práticas.

Facilidades: Você pode assinar a Redemoinho pela internet, por telefone e também pelo correio! Escolha a modalidade de assinatura de preferência e envie o folder abaixo.

Modalidades: Há três modalidade de assinatura. Escolha a sua!
Individual: R$ 30,00
Coletiva: R$ 120,00 (pacote com 5 exemplares)
Estes valores são válidos por um ano, ou 4 edições.

Saiba como assinar no folder abaixo!

Maiores informações: revistaredemoinho@gmail.com e (51) 3568-7451


ENVIADO POR: Joaquima Alberto Andrade Silva
                              Comissão Nacional de Assessores da PJ
                              joaquimaasilva@gmail.com